A Sequela de «The Handmaid’s Tale» Já Tem Capa e Mal Podemos Esperar Por Ela

Vai chamar-se «The Testaments» e será lançada em setembro. Por: Vítor Rodrigues Machado -- Imagem: © D.R.

O final de novembro chegou com a notícia de que Margaret Atwood, a autora de The Handmaid’s Tale, se preparava para publicar uma continuação da história, com o título The Testments. Agora, a escritora revelou, no Twitter, como é a capa desenhada por Noma Bar.

Em comunicado, Margaret Atwood aproveitou para dar algumas pistas em relação ao conteúdo do livro que chegará às livrarias a 10 de setembro, baseando-se apenas na capa divulgada. «A capa é fresca e intrigante: dentro de uma aparente simples imagem dupla, existem figuras escondidas para serem descobertas – tal como no livro». Para os mais desatentos, uma dessas «figuras» pode ser vista mesmo acima do título, formando a gola da capa usada pela personagem.

A série que se tornou um fenómeno

Imagine uma sociedade (num futuro bastante próximo) onde as mulheres perderam qualquer tipo de direitos e são tratadas apenas como organismos vivos que servem para reproduzir e dar continuidade à raça humana. É mais ou menos isto que acontece em The Handmaid’s Tale, uma das séries mais aclamadas pela crítica (não só pela parte técnica como também pela atualidade da mensagem), que vai agora ganhar uma sequela. Bem, mais ou menos.

De facto, a série vai ganhar uma sequela, mas não no pequeno ecrã. Como muito provavelmente sabe, The Handmaid’s Tale (que já foi confirmada para uma terceira temporada), é uma adaptação do livro homónimo, lançado em 1985 por Margaret Atwood, e agora a autora decidiu que tinha chegado a hora de dar continuidade à história, no formato papel, com The Testaments.

A informação foi partilhada por Atwood na sua página de Twitter, através de um vídeo onde se pode ler a frase: «Tudo o que me perguntaram sobre a Gilead e os seus trabalhos foram a inspiração para este livro. Bem, quase tudo! A outra inspiração é o mundo em que vivemos».

Já na descrição do mesmo clip, a autora esclarece que está a escrever a sequela de The Handmaid’s Tale e que «a história de The Testaments vai acontecer 15 anos após a cena final da Offred, e é narrada por três personagens femininas. [O livro] Será publicado em setembro de 2019».

 

Como já referimos, a série encontra-se atualmente a caminho da terceira temporada, e por isso, falar na possibilidade de este novo livro ser levado para uma adaptação televisiva é um pouco cedo. No entanto, graças ao sucesso de The Handmaid’s Tale, não pode/deve ser excluída.

Texto original de 28/11/18 e atualizado  a 1/2/2018