Teletrabalho: 8 Dicas Para Trabalhar em Casa Como No Escritório

Trabalhar em casa é hoje a realidade de muitos de nós. Por: ELLE Portugal Imagens: D.R

Teletrabalho, essa palavra tão discutida e controversa, com muitos apoiantes e muitos opositores, é agora uma realidade para muitos de nós. A culpa é do covid-19 que levou várias empresas a implementarem o teletrabalho como medida de segurança. A verdade é que hoje, graças à internet, há um série de funções que podem ser feitas remotamente e, por isso, em tempo de tecnologia avançada transformar a casa em escritório pode ser uma realidade cada vez mais presente.

No entanto, é importante manter as rotinas e esquecer as distrações que, aquele que normalmente é um espaço de descanso e lazer, acarreta. Reunimos algumas sugestões que podem ser úteis para fazer do teletrabalho um ferramenta mais eficiente, uma nova forma de trabalhar igualmente produtiva aos meios mais tradicionais.

Manter a rotina

É importante manter a rotina, respeitar os horários que tem no escritório. Não cair na tentação de adiar a hora de almoço, ou de começar a trabalhar mais cedo. Excecionalmente esta flexibilidade pode ser útil, mas a longo prazo pode tornar-se confusa. Além disso, se trabalha em equipa é muito importante que os horários se mantenham coordenados, para que não existam atrasos em respostas e desencontros que podem prejudicar a produtividade.

Aproveite o tempo extra

Não caia na tentação de mudar a hora do despertador (a não ser que isso lhe traga muito mais qualidade de vida). Levante-se à hora de sempre e aproveite o tempo, que iria despender no caminho para o escritório, para praticar exercício físico, fazer meditação, ou tomar o pequeno almoço com calma. O despertar é importante, o tempo que levamos até nos sentarmos à secretária é fundamental para acordar a mente e pôr o corpo em atividade. Assim, levantar-se da cama diretamente para a secretária pode ser contraproducente, não estamos habituados e possivelmente vamos sentir cansaço mais depressa. O nosso corpo precisa de tempo e devemos dar-lhe esse tempo.

Vista-se para ir trabalhar

Está em casa, por isso não precisa de andar de fato e saltos altos. Na verdade, deve escolher roupa confortável e se isso significar andar de fato de treino, não faz mal. Ainda assim, é importante que vista uma roupa diferente para ir trabalhar. Por muito tentador que seja deixar-se estar de pijama, porque ninguém está a ver, a verdade é que mudar de roupa, marca a diferença entre as fases do dia. Pode parecer uma medida sem grande importância, mas pode ajudá-la a manter o foco no que é importante.

Barulho de fundo

Manter algum ruído é importante sobretudo para quem está habituado a trabalhar em espaços abertos. Música, podcasts, o a televisão ligada, irá ajudar a colmatar o sentimento de isolamento. É importante, no entanto, que seja de facto ruído ambiente e que não se torne uma distração.

Prepare o almoço na véspera

Esta é uma sugestão suscetível de bastante discussão. Se for daquelas pessoas que gosta muito de cozinhar, e que é rápida a fazê-lo, então preparar uma refeição na hora pode ser uma excelente maneira de aproveitar a hora de almoço. Mas se não adora esta tarefa, então aproveitar a sua única pausa do dia de trabalho para se dedicar algo que não gosta, pode ser um enorme fator de stress. Se preparar a refeição no dia anterior, poderá aproveitar a hora de almoço para descansar, até pode fazer uma power-nap. Esta é uma das grandes vantagens de ter o sofá por perto.

Manter a ligação com a sua equipa 

A maior vantagem de trabalhar com outras pessoas é a troca de ideias, e as conversas paralelas que muitas vezes soltam uma gargalhada. Hoje, são muitas as ferramentas que permitem conversas de grupo, ferramentas que deve aproveitar para manter o contacto com os seus colegas. Se o conseguir fazer num chat no computador pode ser melhor do que no telemóvel. Desta forma não se irá dispersar demasiado. Além da parte lúdica, estes chats são importantes para coordenar o trabalho que está a ser desenvolvido.

Faça chamadas em vídeo

Apesar da distância as reuniões para fazer pontos de situação e debater ideias são importantes. Há muitos assuntos que podem ser resolvidos por email ou com uma chamada, mas quando possível, sobretudo com os colegas de trabalho, faça chamadas de vídeo. O contacto visual é importante. Numa altura em que o isolamento nos obriga à solidão é importante ver um rosto conhecido do outro lado do telefone. Além disso, as chamadas em vídeo, no computador (no Facebook, por exemplo, não precisa de instalar o Skype), permitem que enquanto fala possa consultar e-mails e informações online o que pode ser bastante útil.

Organize um espaço de trabalho

Destine um espaço da casa para trabalhar e se possível mantenha-o montado. Nem sempre é possível ter um espaço reservado ao trabalho, sobretudo em casas pequenas, mas pode pelo menos montar e desmontar a sua mesa de trabalho sempre no mesmo local. A divisão dos espaços é importante, tal como os horários, para manter a rotina, e bem definida a linha entre trabalho e lazer, mesmo que não saia de casa.