Os Melhores Restaurantes de Norte a Sul do País Para Ir no Inverno

Os grandes prazeres da vida não obedecem a um calendário. Mas alguns sabem melhor nos dias frios. Por: Sandra Gato Imagens: © D. R.

 

Sempre o mar

Queremos sempre estar junto dele, faça chuva ou faça sol. Miguel Laffan at Atlântico Bar & Restaurante é a prova de que o chef pensa o mesmo. De regresso a Cascais – sua terra natal –, Miguel Laffan, num espaço com uma localização de cortar a respiração (o restaurante está situado junto ao Intercontinental Cascais-Estoril), aposta (quase) tudo no peixe fresco e no marisco, dando o seu toque de contemporaneidade a receitas e sabores de sempre.

Mais saudável

Ter prazer, todo o prazer do mundo, à mesa? Sim. Tentar comer o mais saudavelmente possível? Também. Foi a pensar nisso que a Capricciosa passou a ter disponíveis em todos os seus restaurantes pizzas feitas com massa integral. Experimente a de salmão ou a vegan, por exemplo, e sentirá a diferença na leveza, mas não no sabor.

 

Original(mente)

Se bem que as origens de Chakall se situam na Argentina, há algum tempo que o chef, com a colaboração do pizzaiolo siciliano Roberto Mezzapelle, se converteu aos sabores italianos, primeiro no Refeitório do Senhor Abel e agora no L’Origine by Chakall. As massas de maturação lenta, em versões como massa de carvão vegetal ou de beterraba, são protagonistas.

Não basta nunca

Depois das Avenidas Novas, um restaurante na zona de Alvalade que começa por agradar ao olhar. Um look messy descontraído, como um bom italiano deve ser. O conforto prossegue nos cocktails – Spritz, please! – e continua na indulgência de uma deliciosa pasta (a de trufa é um pecado só) ou uma pizza.

Passeio ao Alentejo

Sem sair do centro da cidade. Depois de andar a mostrar o que vale em Évora, o grupo M’AR de Ar Hotels chega a Lisboa com o restaurante Degust’AR. Um espaço amplo e confortável onde o chef António Nobre apresenta o melhor da cozinha alentejana, do peixe do rio à doçaria regional.

 

 

A arte de petiscar

Não existe melhor motivo para querer voltar à cidade do que passar um fim de tarde entre amigos, tapas e bons vinhos (na maioria portugueses), com uma vista incrível sobre a cidade, em espaços como o Tágide Wine e Tapas Bar.

In the lab

Não é apenas um restaurante de sushi (que agora também tem serviço delivery e take-away) mas um laboratório onde a palavra de ordem é testar, misturar, combinar… sabores e texturas. Tuna Crunch, Ura Fois Gras, tártaros e cocktails experimentais, só aqui: Unique Sushi Lab (o nome diz tudo).

Terroir

É um dos aspetos mais importantes na definição de qualquer vinho e o Colinas do Douro não é exceção. Produzidos na zona de transição entre o granito beirão e o xisto que ladeia as margens do rio Douro, são vinhos que têm as características de “um Douro Superior”. A frescura e a mineralidade estão bem presentes e até no copo se sente o total respeito pela biodiversidade da região.

Paixão

Outro ingrediente essencial na produção de vinhos é o amor não só à vinha mas também à terra onde ela se encontra e às histórias e tradições que se notam tanto na prova como as castas. É em pleno Alentejo, na herdade da Figueira de Cima, que se encontra a Reynolds Wine Growers. Mais do que marca de vinho, é um projeto de uma família com raízes em várias partes do mundo mas que, desde 1850, produz vinhos de qualidade no Alentejo. Visite a adega – que já foi um estábulo – e a cozinha onde se podem preparar eventos “a fogo lento”.

 

O artigo foi originalmente publicado na revista de outubro da ELLE Portugal.