22 Peças Para Celebrar o Início do Ano Novo Chinês do Rato

Ainda que o Mickey e o Jerry sejam os nossos ratos preferidos, há mais roedores na galeria. Por: ELLE Portugal Imagens: © D. R.

Podem ter já passado 23 dias desde que entramos em 2020, mas, na China, faltam ainda dois para que o novo ano comece – segundo o calendário lunar e não o gregoriano, claro. Apenas este sábado, 25 de janeiro, é celebrado o início do Ano do Rato (o primeiro animal no zodíaco), não só entre as famílias orientais, espalhadas por vários pontos do globo, como em diversas marcas, que aproveitam a data para lançar coleções especiais.

Um Ano Novo Chinês que agora começa

Provavelmente, passou-lhe pela cabeça um grande «mas por que razão é este animal o primeiro do zodíaco?». A explicação é simples. Diz a lenda que o Imperador Jade – que, de acordo com a mitologia chinesa, é o soberano dos Céus -, prometeu que os 12 primeiros animais a chegar de uma corrida, seriam representados pelos signos chineses. Assim, ao saber das suas hipóteses, o rato subiu para o dorso do boi (também designado de búfalo no calendário lunar) e, chegando à linha da meta, saltou para o chão e ultrapassou esse próprio animal. Assim, o rato tornou-se sinónimo de inteligência e perspicácia para a comunidade chinesa.

Na galeria, em cima, reunimos 22 peças com ratos ou de coleções especiais que celebram o novo ano chinês – como a REDValentino ou a Gucci.