As Jogadoras de Futebol Feminino Vão Fazer Parte de Uma Caderneta de Cromos

O álbum da Panini já está pronto. Só falta chegar aos quiosques. Por: Inês Aparício -- Imagens: © Instagram @marialeonn16

Cada vez mais holofotes se voltam para o futebol feminino. Se ainda em março era batido o recorde de apoiantes num estádio, no qual estiveram presentes mais de 60 mil pessoas para assistir ao jogo entre o Atlético de Madrid e o FC Barcelona, agora é a vez de o lançamento de uma caderneta de cromos da Copa do Mundo de Futebol Feminino ser anunciado.

 


A coleção – que tem mão da Panini – contará com quase 500 cromos de 17 jogadoras de cada uma das 24 seleções que participarão no evento desportivo, além do símbolo de cada seleção e uma fotografia de grupo de cada equipa. Esta chegará aos quiosques de todos os países participantes no início de maio. Isto significa que poderão ser adquiridos em Espanha, França ou Alemanha, mas não em Portugal, que ficou de fora deste torneio.

De uma carta à realidade

No final do mês de março, uma carta aberta de Núria Cebrián, uma menina de 8 anos, tornou-se viral. Neste texto, partilhado pela sua mãe nas redes sociais, pedia exatamente um álbum de cromos da liga de futebol feminina. «Se fizerem uma caderneta de futebol feminino haverá mais meninas como eu que ficarão contentes por poderem colecionar os cromos, e assim, as futebolistas ficarão tão famosas como os futebolistas», notou.

Se as estrelas estavam simplesmente alinhadas ou a carta teve alguma influência na decisão da Panini é uma incógnita. Mas a verdade é que a Núria vai mesmo ter a caderneta de cromos que queria.

Caderneta de cromos em versão DIY

Esta caderneta não é uma estreia no que ao futebol feminino diz respeito, já que em 2015, foi lançado um álbum pelo Mundial Feminino no Canadá. E para a seleção espanhola não será apenas a segunda vez que surge num projeto do género. Já que a futebolista María Vázquez, já tinha improvisado uma caderneta da Liga de Futebol Feminino Espanhol.  Quando as três filhas da futebolista lhe pediram que comprasse uma caderneta de cromos da Liga de futebol feminino e esta se apercebeu de que não existia, decidiu torná-la realidade. Assim, reuniu 368 fotos das 16 equipas que participaram na competição e partiu para um do it yourself. No final, ficou um desejo: de que fosse apenas o ponto de partida para algo real.