Olhares do Mediterrâneo: Festival de Cinema no Feminino Começa Hoje

A 4ª edição do festival acontece até dia 1 de outubro, no Cinema São Jorge. Mostramos-lhe o que não perder. Por: Joana Moreira -- Imagens: © D. R.

Desde sempre que se fala de sexismo na indústria cinematográfica. Daí o surgimento de iniciativas como o Olhares do Mediterrâneo, um festival de cinema feito por mulheres que vai já na sua quarta edição – segundo a organização, é a «maior de sempre».

Durante quatro dias, o Cinema São Jorge, em Lisboa, exibe 52 filmes (12 longas-metragens e 40 curtas), oriundos de 17 países. A par disso há ainda workshops, debates, exposições e um concerto. Um evento que procura «promover a exibição de filmes oriundos da bacia mediterrânea e divulgar o papel da mulher na produção cinematográfica, dando visibilidade ao seu trabalho e promovendo o intercâmbio com os profissionais do cinema em Portugal».

Entre a programação, que inclui ficção, documentário, animação e até projetos de caráter experimental, destacamos cinco motivos pelos quais vale a pena ir ao cinema na Avenida da Liberdade. Veja tudo na galeria abaixo.