O Apartamento: O Espaço Que Parece A Nossa Casa

Em pleno Príncipe Real, num edifício histórico, reunião marcada com uma agência boutique exemplar. Por: Sandra Gato Imagens: Luíz Ferraz

O Apartamento mudou de casa. Da zona do Saldanha diretamente para o coração do Príncipe Real (números 4 e 5 do Largo de São Mamede). Em Portugal, é considerada “a” agência boutique por excelência que, mais do que comunicar projetos de luxo, cria conceitos com os clientes que tem em várias áreas. Uma visita exclusiva, guiada por Armando Ribeiro, founder e diretor criativo d’O Apartamento, para ficarmos a conhecer melhor os espaços dentro do espaço, a equipa e as obras de arte que o habitam.

Para quem não vos conhece tão bem, como definirias O Apartamento?

O Apartamento é uma creative and communication & PR agency. Somos uma agência boutique que faz consultoria e comunicação dedicada maioritariamente às áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, arte e design, regra geral com enfoque no segmento do luxo, mas não só. Criamos também conceitos e fazemos curadoria para os nossos clientes, tanto os que vêm do passado como os novos. A nível da comunicação, atuamos tanto a nível nacional como internacional.

Hoje em dia, cada vez mais os nossos clientes querem que estejamos a participar nos projetos mesmo desde o início, ou seja, a partir do momento em que já existe o local mas os conceitos ainda não estão fechados. Em termos criativos isso é fantástico porque é uma maneira de sentirmos a marca desde o momento do seu nascimento e ajudarmos ao seu crescimento desde a estaca zero. É um privilégio.

Temos consciência de que este é um caminho em constante construção e de que a agência tem mudado muito nos últimos anos, acima de tudo na forma como é vista pelo mercado. Contudo, sempre fomos uma agência discreta e é assim que queremos continuar a ser. De há dois anos para cá, estamos a investir em várias frentes além-fronteiras, uma vez que é muito importante estarmos atualizados sobre as tendências das áreas nas quais trabalhamos. Por exemplo, no ano passado fizemos um conjunto de viagens, às quais chamamos inspirational travel experiences, em que uma pessoa da equipa viaja comigo para um destino, com o objetivo de experimentar novos hotéis e restaurantes do segmento que trabalhamos, visitar artistas e galerias, conhecer novas marcas e, acima de tudo, ficar a par do que de melhor se está a fazer no mundo. Fomos a Londres, a Paris, a Seul, a Berlim e a Estocolmo. Este ano vamos estar presentes em duas das mais importantes feiras de turismo do mundo e vamos também fazer feiras internacionais de tendências ao nível de design e conceitos. Quanto à equipa, todos os elementos têm clientes na área da comunicação e RP, mas depois cada um deles tem características e funções especí cas, uma vez que este é um coletivo multidisciplinar e com backgrounds pro ssionais distintos: a Paula Cosme Pinto, que fez carreira em jornalismo generalista, é a nova diretora de contas e faz gestão da equipa e de clientes no day to day; o Vasco Águas, que é arquiteto, está muito ligado a tudo o que é curadoria, pesquisa, desenvolvimento e recomendação de marcas, artesãos e design; quando há eventos de clientes nossos, a Inês Matos Andrade tem a seu cargo a produção e a logística dos mesmos. E como tem um background de jornalismo sobre comida, arranca com as contas dos clientes com conceitos gastronómicos mais disruptivos; quando se trata de new business, a Vera Abecassis está sempre presente, além de estar também muito ligada à abordagem da imprensa internacional. No passado, foi fundadora de um dos guias mais importantes sobre a cidade, portanto o networking é uma componente importante do seu trabalho; a Ágata Xavier, que passou pelo jornalismo mas é formada em História de Arte, está mais ligada a clientes relacionados com o meio artístico, além de desenvolver e produzir conteúdos.

Como chegaste a este espaço?

Este edifício é de um cliente nosso. Foi o nosso cliente que nos desa ou a virmos para aqui. Não era uma opção que estivesse sequer em cima da mesa do nosso lado, mas o convite chegou na altura certa, com a localização e as características de espaço certas, e aqui estamos. Felizes.

Podes fazer-nos uma rápida visita guiada?

Temos uma sala lounge revestida a azulejos que serve de receção, em seguida temos uma sala de reuniões onde podem estar reunidas até 12 pessoas. Ao lado temos uma sala de estar que é também um jardim de inverno que comunica com um pátio exterior, onde no verão reunimos com clientes, almoçamos, bebemos café, etc. Há uma cozinha grande totalmente equipada. Ao lado do jardim de inverno, há uma sala de trabalho. Nesta zona, há também uma casa de banho social. Do outro lado do apartamento, temos um quarto de hóspedes suite (com uma casa de banho privada linda, de onde saltam à vista os mármores), uma outra sala de trabalho e mais uma casa de banho pequena. Há ainda um piso superior que podemos usar pontualmente para eventos especiais, com 270 m2.

Como foi feita a escolha das obras que “habitam” o espaço?

Bem, é difícil de dizer. São peças de que gostamos e que escolhe- mos ao longo de vários anos. Há peças que me acompanham há quatro, cinco anos, e outras mais recentes, sendo que todas elas têm em comum serem de artistas cujo trabalho admiramos e ao quais queremos dar visibilidade.

Como disseste no início, a construção é uma constante. Como vês o futuro d’O Apartamento?

Estamos a implementar novos projetos. Um deles já podemos avançar: vamos lançar uma revista anual no último trimestre de 2019. Estamos a trabalhar cada vez mais com uma rede de contactos privilegiados a nível internacional e a apostar muito no conhecimento e na experiência ao nível do melhor que se faz pelo mundo. É importante que toda a equipa esteja alinhada. A direção criativa, a consultoria estratégica, o posicionamento, a rede de contactos internacional e nacional são as nossas mais-valias. E, claro, o facto de sermos todos pessoas muito diferentes umas das outras, algo que faz com que a equipa, como um todo, seja enriquecida. Temos também, desde fevereiro deste ano, uma pessoa no Porto que representa O Apartamento, não só porque já temos alguns clientes na Invicta mas também porque vamos ter novas abertura este ano de projetos bastante importantes localizados no Porto e no Douro.

page3image34080
Este artigo foi publicado originalmente na Elle Decoration , nº1, de Maio a Outubro de 2019. Siga a ELLE Deco no Instagram.