Nove Filmes Imperdíveis Para Ver Nos Primeiros Meses de 2019

Tome nota deste calendário cinematográfico para o primeiro trimestre do ano. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © D.R

Antecipamos a chegada de um novo ano pela via da sétima arte e reunimos nove filmes a não perder de vista no primeiro trimestre de 2019. Tome nota de tudo o que vai estrear nas salas de cinema portuguesas muito em breve.

 

A Educadora de Infância

Maggie Gyllenhaal e Gael García Bernal contracenam juntos neste drama sobre uma educadora de infância de Staten Island que desenvolve uma obsessão quase egoísta pelo talento fora do comum de um dos seus alunos, um tímido rapaz de cinco anos, para a poesia. O filme, que é um remake da película israelita Haganenet, valeu a Sara Colangelo o prémio de melhor realização na edição de 2018 do Festival de Cinema de Sundance.

Quando: a partir de 3 de janeiro nos cinemas.

Vox Lux

Em O Cisne Negro vimos Natalie Portman a dançar como se a sua vida depende disso. Em Vox Lux, a atriz mantém-se em palco: não dá vida a uma bailarina mas a uma cantora na casa dos 30 à beira de um colapso e a um passo de ver a sua carreira arruinada por um escândalo do passado. Um filme que questiona a audiência sobre o preço da fama, e que já foi exibido em Portugal pela mão do Lisbon & Sintra Film Festival, em novembro passado.

Quando: a partir de 10 de janeiro nos cinemas.

Uma Luta Desigual

O filme acompanha uma jovem Ruth Bader Ginsburg (interpretada por Felicity Jones) a lutar pela igualdade de direitos entre homens e mulheres e a fazer frente a uma justiça sexista, juntamente com o marido (interpretado por Armie Hammer). Trata-se de um drama biográfico sobre os primeiros anos de carreira daquela que foi a segunda mulher nomeada para o cargo de juíza do Supremo Tribunal dos Estados Unidos da América.

Quando: a partir de 10 de janeiro nos cinemas.

 

Destroyer: Ajuste de Contas

Uma Nicole Kidman irreconhecível, com o cabelo escuro e o rosto vincado por rugas, assume o papel principal neste thriller sobre uma detetive da polícia de Los Angeles com um passado traumático. Com este filme, Kidman tem vindo a vencer prémios de representação em diversos festivais de cinema independentes, como o Noir Film Festival, e está nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama.

Quando: a partir de 31 de janeiro nos cinemas.

Berlin, I Love You

Keira Knighltey, Helen Mirren, Patrick Dempsey, Diego Luna, Luke Wilson, Hayden Panettiere, entre outros nomes sonantes do cinema, juntam-se nesta comédia romântica — a quinta da série cinematográfica Cities of Love, iniciada em 2006 com o Paris, Je t’Aime. Em Berlin, I Love You, a capital alemã é palco de dez histórias de amor com finais nem sempre felizes.

Quando: a partir de 7 de fevereiro nos cinemas.

A Favorita

É o filme ideal para todos os fãs de The Crown. Aliás, a nova rainha da série da Netflix, a atriz Olivia Colman, é também a dona da coroa inglesa neste drama histórico que se desenrola no início do século XVIII, numa altura em que Inglaterra e França estão em guerra e a monarca, Ana da Grã-Bretanha, encontra-se bastante debilitada para governar o país. Soma cinco nomeações nos Globos de Ouro: Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Argumento, Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Secundária (Emma Stone e Rachel Weisz).

Quando: a partir de 7 de fevereiro nos cinemas.

Climax

Gaspar Noé, enfant terrible do cinema francês, regressa às grandes telas com uma longa-metragem alucinante acerca de um grupo de jovens dançarinos em delírio numa noite gélida. São 96 minutos dedicados a uma rave quase satânica num velho armazém, com muito LSD e álcool à mistura.

Quando: a partir de 7 de fevereiro nos cinemas.

Snu

Já falámos dele aqui. Da autoria de Patrícia Sequeira e baseado em factos verídicos, o filme explora a história de amor entre a fundadora da editora Publicações Dom Quixote, Snu Abecassis, e o líder do Partido Popular Democrático, Francisco Sá Carneiro, entre 1976 e 1980. Inês Castel-Branco e Pedro Almendra estão nos papéis principais.

Quando: a partir de 7 de março nos cinemas.

Dumbo

O clássico filme de animação da Disney Dumbo foi transformado num live-action pela mão de Tim Burton. O realizador norte-americano — que em 2010 fez também um live-action de Alice no País das Maravilhas — conta aqui uma nova versão da história do pequeno elefante voador de orelhas grandes, tendo chamado para esta longa-metragem atores de peso como Danny deVito, Michael Keaton, Eva Green, Colin Farrel e Alan Arkin.

Quando: a partir de 29 de março nos cinemas.