A Netflix Juntou Filmes e Séries Em Apoio ao Black Lives Matter Que Deve Ver

São mais de 40 produções que mostram a realidade da comunidade negra. Por: Inês Aparício Imagens: © D. R.

Pelas redes sociais e órgãos de comunicação, listaram-se dezenas de filmes, séries, documentários, livros e podcasts que mostram a realidade da comunidade negra, não só nos dias de hoje, como no passado. E a Netflix decidiu tomar o mesmo caminho e aproveitar a sua plataforma para amplificar a voz desta. Foi assim que desenvolveu uma coleção no seu serviço de streaming que conta as histórias e experiências dos afro-americanos.

São mais de quatro dezenas as opções presentes. Destas, destacam-se os documentários de Michelle Obama, Becoming, Beyoncé, Homecoming, ou 13th, uma película realizada por Ava Duvernay que mostra como a abolição da 13ª emenda da legislação norte-americana – que colocou um ponto final na escravatura, com exceção em caso de crimes – continua a legitimar a desigualdade racial no país. No que a séries diz respeito, são títulos como Aos Olhos da Justiça, Madame C. J. Walker: Uma Vida Empreendedora, Dear White People ou Orange is the New Black que saltam à vista.

Para ter acesso a esta lista, deve clicar no ícone da lupa (que aparece no canto superior direito do ecrã) e pesquisar a expressão Black Lives Matter. Em alternativa, pode aceder diretamente através do seguinte link.

Pela igualdade, independentemente de tudo

Além da coleção dedicada ao movimento na sua plataforma, a Netflix Portugal havia já partilhado, no Instagram, uma lista de filmes, séries e documentários que dão voz à comunidade negra. Nesta, incluiu não só produções que fazem parte do seu catálogo, como de outras plataformas concorrentes. Hello, privilege. It’s me, Chelsea (Netflix), Eu não sou o teu negro (Filmin), Say her name: the life and death of Sandra Bland (HBO) ou Mundo sem muros (RTP Play) são alguns dos títulos propostos pelo serviço de streaming.