Nunca Foi Tão Fácil Recriar A Maquilhagem De ‘Euphoria’ Como Agora

E nem precisa de se preocupar com o desmaquilhante para retirar todo aquele glitter. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R.

A maquilhagem de Euphoria pode parecer acessível apenas aos melhores makeup artists desta vida. Mas, a verdade, é que nunca foi tão fácil recriá-la. E nem precisa de glitter, eyeliner ou, no final, de um desmaquilhante que retire eficazmente esses produtos do rosto. Graças ao youtuber brasileiro Igor Saringer, pode experimentar alguns dos looks ousados da série, usados por Jules, Maddy ou mesmo Kat, em casa. Tudo num abrir e fechar de olhos.

Como já deve ter percebido, não precisa de qualquer produto ou pincel de maquilhagem para recriar as obras de arte desenvolvidas por Doniella Davy, a artista por trás dos looks de beleza de Euphoria. Apenas precisa de pegar no telemóvel, ligar-se à internet e abrir o Instagram. É lá que tem de procurar por @igorsaringer, clicar no primeiro destaque que surge na conta deste (está identificado por «filters»), e procurar nas histórias o filtro com o nome de «Maquiagens Euphoria». Quando encontrar, toque na designação do filtro e irão aparecer-lhe as opções de experimentar ou guardar na câmara. Depois é só fingir que demorou horas a arranjar-se, quando na realidade escolheu apenas uma das dez opções inspiradas nas maquilhagens do drama protagonizado por Zendaya.

Na vida real

Se não é pessoa de fazer este tipo de ‘batota’ e quer recriar os looks na vida real, pode pegar na lista de produtos que Doniella revelou, em entrevista à Paperand go for it. «Os meus heróis são as paletas de olhos ColourPop, o glitter em gel Lemonhead, os pigmentos Suva Beauty Hydra, a máscara de sobrancelhas Glossier Boy Brow, os iluminadores Haloscope, blush em creme Vapour Beauty, batom mate Limecrime Lip Plushies, a paleta de sombras Kevyn Aucoin Electro-Pop, além da base e corretor da Becca, Koh Gen Doh, ou da MAC», explicou.

O significado da maquilhagem na série

Em Euphoria, a maquilhagem não é apenas mais um elemento de destaque da série. Mais do que embelezar, esta reflete a personalidade e evolução das personagens ao longo dos episódios.

«Os looks da Jules na escola foram criados de modo a parecerem rápidos, para o momento, e não demasiado pensados», esclarece Doniella Davy à Interview Magazine. «São ousados e divertidos, e por vezes mais escuros e estranhos. São definitivamente um espelho das suas emoções. Cada um dos looks está diretamente ligado ao que ela está a passar naquela cena em particular. O eyeliner em forma de nuvem [uma das opções que pode experimentar através do filtro de Instagram] significa que ela está completamente com a cabeça nas nuvens, nesse momento. Depois, quando a temporada progride, os looks tornam-se um pouco mais obscuros», notou.

Contudo, esta não é a única cuja maquilhagem traduz o seu estado de espírito. As cores vibrantes e a pedraria utilizadas nos looks de Maddy, que tornou o eyeliner numa imagem de marca, mostram que esta quer ser o centro das atenções, a ‘rainha’ do grupo, enquanto deixam transparecer alguma vulnerabilidade. Já Cassie, no decorrer da série, vai reduzindo a quantidade de maquilhagem que usa, acompanhando as desilusões nos relacionamentos e o modo como vê o amor.