Portugal Vence o Ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em Futsal Feminino

A seleção nacional venceu a seleção do Japão por 4-1. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © Jed Leicester para OIS/IOC

A seleção portuguesa sub-19 de futsal feminino conquistou, ontem à noite, a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018, a decorrer em Buenos Aires. A prestação das jogadoras portuguesas na final, frente ao Japão, culminou num 4-1 favorável para Portugal.

Os quatro golos da equipa nacional foram marcados por Ana Sofia Simões Gonçalves, mais conhecida por Fifó. A atleta de 18 anos, que joga pelo Benfica, marcou logo o primeiro golo ao oitavo segundo do jogo e continuou a golear a equipa adversária até chegar ao título olímpico.

Além da conquista do primeiro lugar no torneio de futsal feminino, a seleção portuguesa foi simbolicamente distinguida nas categorias de Melhor Ataque (com 57 golos marcados), Melhor Defesa (com apenas cinco golos sofridos) e Melhor Fair-Play. Fifó foi ainda considerada a maior goleadora do torneio olímpico, tendo marcado 21 golos em seis jogos. «Estou orgulhosa da minha prestação e do trabalho das minhas colegas. Todas fizemos grandes sacrifícios para chegarmos até aqui e vencermos tudo», disse Ana Sofia, em declarações à Federação Portuguesa de Futebol (FPF). «O prémio de Melhor Marcadora é de toda a equipa», rematou.

O percurso da seleção sub-19 de futsal feminino antes e durante nos Jogos Olímpicos da Juventude foi imaculado, marcado por vitória atrás de vitória. Na fase de apuramento, a equipa nacional venceu as seleções da Itália, do Azerbaijão e a Ucrânia, e nas fases seguintes derrotou as seleções do Chile, da República Dominicana, do Camarões, da Bolívia e do Japão.

«Destaco o talento, dedicação, raça e fair-play de uma seleção nacional que não só deixou provado que tem à sua frente um enorme futuro como deixou sublinhado o acerto na aposta que atletas, treinadores, clubes, associações e FPF fizeram nesta modalidade, assim como na vertente feminina do futsal», apontou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, numa mensagem de parabéns dedicada às campeãs olímpicas.

As medalhas para Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude

A vitória da seleção portuguesa sub-19 de futsal feminino frente ao Japão, na quarta-feira, valeu a Portugal a quinta medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018. Dias antes, durante a primeira semana do evento, já o triatleta Alexandre Montez havia conquistado a prata nas provas individuais e o ouro nas estafetas mistas. Já a seleção nacional masculina de andebol de praia venceu a prata, uma medalha que a dupla mista Madalena Cavilhas-Manuel Candeias também conquistou na competição multidisciplinar de ginástica acrobática.