Iris Apfel, com 97 Anos, Volta a Inspirar o Mundo Numa Campanha Publicitária

A musa da moda de 97 anos é o mais novo rosto da famosa marca de gelados. Imagens: ©D.R e © Instagram @magnum

Iris Apfel é uma diva da moda. Com 97 anos, continua a ser o rosto de várias campanhas, tem um documentário sobre a sua vida e é uma referência de estilo para as mais diversas áreas da moda. Agora o mundo colorido e cheio de memórias, sem nunca se tornar pesado, de Iris Apfel é o mote para mais uma marca. Mas desta vez, não é na moda, onde se sente peixe na água, que Apfel brilha. A nova campanha desta musa é para a Magnum, e, apesar da idade, esta overdose de açúcar e prazer aceita-lhe que nem uma luva.

A campanha

A campanha conta com dois vídeos, Never Stop Playing e O Testamento por Iris Apfel. A realização destas curtas foi da autoria de Martin Werner, que realizou o vídeo publicitário da Magnum Pride. E são verdadeiros hinos ao olhar jovem e irreverente, tão caraterístico deste ícone de estilo.

Iris Apfel: #NeverStopPlaying

Em «Never Stop Playing», Iris Apfel dá-nos o mote da campanha: «olhar para o mundo como se o estivesse a descobrir pela primeira vez». Nesta produção conta um pouco da sua vida, dando a conhecer alguns factos curiosos sobre as suas mais de nove décadas de existência.

«A primeira mulher a usar jeans», como ela própria afirma, participa num segundo vídeo para a Magnum. Em «O Testamento por Iris Apfel», a musa da moda enumera tudo aquilo que deixa aos críticos, aos pintores e aos fotógrafos. Aquilo que tão bem a carateriza: o seu sentido de humor, as suas cores, a sua luz. E aos jovens, a sua força interior, como exemplo de ousadia e autenticidade.

«Eu queria mesmo que esta campanha capturasse a verdadeira essência da Iris e o que faz dela um ícone tão cativante e inspirador. Os filmes mostram como, mesmo aos 97 anos, ela continua a perseguir o que lhe traz prazer na sua vida – o seu sentido de humor e visão colorida e brilhante, fizeram disto uma criação muito prazerosa», afirma o realizador em comunicado.

Iris Apfel: espírito vibrante

A fotografia desta campanha de 2019 da marca de gelados coube à dupla de fotógrafos de moda Mert Alas & Marcus Piggot. As imagens de cores bastante saturadas e contraste acentuado retratam bem o espírito vibrante de Iris.

«Tivemos a sorte de poder fotografar muitos dos grandes ícones, por isso acrescentar a Iris ao nosso “Hall of Fame” foi um verdadeiro prazer. A Iris é o exemplo de uma vida vivida com um brilho divertido nos olhos, exactamente o género de mulheres fortes que amamos capturar. Foi essa essência que tentámos retratar nas imagens», revela Mert Alas em comunicado.

Iris Apfel e os Mbassadors nacionais em Cannes

Durante o Festival de Cinema de Cannes, a Magnum receberá Iris Apfel e três outros Mbassadors portugueses, no dia 16 de maio. Carolina Loureiro, Rui Maria Pêgo e Lili Caneças juntar-se-ão ao novo rosto da Magnum de 2019 para a festa anual da marca. A festa e o painel de discussão sobre o tema da campanha terão lugar em La Croisette.

«Confesso que foi um convite inesperado, mas eu sempre adorei a marca, e identifico-me muito com a Iris. Quem me conhece sabe que vivo de forma destemida, porque já aprendi que o medo não pode limitar a minha procura pelo prazer e pela felicidade. Já imaginaram uma vida sem aventuras? Eu não, meus queridos! Gosto muito da Carolina e do Rui e fiquei em êxtase quando descobri que íamos ser os embaixadores. Não é a primeira vez que vou a Cannes, por isso conto vir cheia de histórias para contar, muita animação e uma memória com muito glamour, que eu adoro e que já faz parte de mim», diz Lili Caneças em comunicado.