Arco-íris e Stickers Invadem o Instagram Para Celebrar a Comunidade LGBTQI

Demonstre o seu orgulho através de hashtags, filtros e adesivos. Por: Marisa Azevedo Imagens: © Imaxtree.

Sem chuva e sol, o arco íris apareceu no Instagram para celebrar o mês de orgulho LGBTQI. Pela primeira vez em 50 anos de desfiles Pride presenciais, a luta vai estar presente no digital.  O Instagram lança a rubrica Arco-íris LGBTQ + Pride Month e em conjunto com o Queer Muslim Project lança um guia para o bem-estar LGBTQI.

São várias as opções que o Instagram disponibiliza para fazer parte desta celebração sem sair de casa.

Hashtags do arco-íris no feed

Ao publicar uma fotografia na rede social pode adicionar à descrição os hashtags mais usados pela comunidade LGBTQI. Alguns exemplos que pode usar nas suas suas descrições são #lgbtq, #bornperfect, #equalitymatters, #accelerateacceptance ou #pride2020, assim todas as hashtags vão aparecer com o gradiente da cor do arco-íris.

O círculo das histórias com a cor do arco-íris

Se ao compartilhar uma história e utilizar uma destas hashtags #comparteconorgullo, #orgullo, #lgbt, #lgbtq, #gay, #lesbian, #transgender, #trans, #pride, #loveislove e #lovewins, quando for publicada o círculo que rodeia a sua fotografia vai aparecer com as cores do arco-íris.

Também estão disponíveis adesivos para decorar as suas histórias e ao mesmo tempo mostrar orgulho LGBTQI, um dos adesivos disponíveis são dois corações de mãos dadas um com a cor do arco-íris e o outro com as cores azul, rosa e branco.

A realidade aumentada chegou até ao Instagram, numa moldura com as 12 cores da bandeira LGBTQI, junta-se assim aos outros filtros de orgulho já existentes da comunidade.

O guia de bem-estar para a comunidade LGBTQI

Tem como objetivo de dar dicas de como lidar com a negatividade e os desafios que se vive atualmente nas redes sociais e de dar recursos aos jovens LGBTQ que vivem em ansiedade ou se sentem isolados devido ao momento em que vivemos.

«Especialmente durante a Covid-19, queremos ajudar a comunidade a comemorar virtualmente, encontrar suporte online e permanecer conectado com as pessoas que amam” declarou ao The Economic Times Tara Bedi, gerente das políticas públicas e comunidade do Instagram da Índia.

O Facebook também vai mostrar o orgulho LGBTQ

Há novos adesivos no Facebook para comemorar o orgulho Pride e foram desenhados por artistas LGBTQ + como Ashton Attz, Niege Borges e Josh McKenna.

Os adesivos de Neige Borges recebeu mais destaque, esta ilustrou uma mulher de cor e um homem com deficiência motora. No seu perfil de Instagram mostrou o quanto estava feliz por fazer dois adesivos mais inclusivos para que mais pessoas se possam sentir representadas.