Se é Fã dos Anos 90 tem de Conhecer Esta Conta De Instagram

O imaginário dos anos 90 voltou e a conta @90sanxiety reune as melhores pérolas desta década. Por: Rossana Mendes Fonseca -- Imagens: © Instagram @90sanxiety

O autor da conta de Instagram @90sanxiety parece querer permanecer anónimo, mas as personalidades que compõem a sua conta de anonimato não têm nada. As fotografias, que imediatamente sabemos pertencer à década de 90 só de olhar, são a inspiração perfeita para reviver esta época que está mais na moda que nunca. As celebridades, que são recordadas nesta página, são tantas que é impossível não saltar obsessivamente de imagem em imagem.

Sem nunca revelar a identidade, o autor de @90sanxiety , disse em declarações ao Who What Wear, que a criação de @90sanxiety nasceu do seu amor pela moda e pela imagem pop dessa época, inspirando-se em contas como @90ssupermodelsdaily (inativa), @90scigarettes e @90smilk. Explica ainda que, apesar de ser demasiado novo na altura para viver plenamente esse tempo, sente por ele uma grande ligação. Já o nome da conta surgiu da sua «tendência para ser obsessivo com aquilo que (lhe) interessa até ao ponto de se tornar ansioso».

Os protagonistas desta conta de Instagram

A recordar quanto os anos 90 influenciaram o nosso guarda-roupa e estilo de vida, estão as personagens de Friends, Sex & the City e Clueless, que nos acompanharam  na TV durante anos a fio. Não faltam ainda imagens de filmes sobre adolescentes rebeldes com enredos aparentemente marginais, como Romeo+Juliet ou Kids, e as aparições de Kurt Cobain, da família real britânica e, em especial, da princesa Diana, das Spice Girls ou da Kate Moss, tão ecléticas quanto estes anos.

De facto, como diz o autor de @90sanxiety, «ainda que as tendências sejam cíclicas, os anos 90 parecem apelar a várias demografias — adultos ou jovens adultos que viveram durante esse período e até uma geração mais nova e nostálgica com acesso a cada vez mais informação sobre os anos 90».

Veja na galeria em cima alguns dos tesourinhos doas anos 90 que foram resgatados por este Instagram.