A Ikea Vai Lançar um Gelado Vegan e Está a Ser Testado em Portugal

Porque uma boa notícia nunca vem só. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © D.R

A Ikea continua a dar bons motivos para fazer sorrir — e, acrescente-se, alimentar — vegetarianos e veganos. Depois de em fevereiro ter anunciado o lançamento de um cachorro quente vegetariano, produto que chegará às lojas em agosto, a cadeia de mobiliário sueca prepara-se para lançar uma versão sem laticínios do muito apreciado gelado de iogurte.

Se já ficou entusiasmada com esta notícia, espere até ler o que se segue: a novidade já está a ser testada nas lojas portuguesas. No site da Ikea o novo gelado já consta como uma das ofertas disponíveis no Bistro. É feito à base de frutas, nomeadamente banana e morango, é servido num pequeno cone de bolacha, como é habitual, e tem o custo de 60 cêntimos (10 cêntimos mais caro do que o gelado original).

No entanto, esta pode não ser a versão final do gelado vegan. Em declarações ao site Vegan Food and Living, Gerry Dufresne, responsável pelos produtos e serviços das zonas de restauração da Ikea, esclareceu que a marca «está a trabalhar com diferentes fornecedores para encontrar o sabor e a textura certos» e que atualmente estão a ser exploradas «três alternativas diferentes, à base de aveia, soja ou frutas».

Terminada a fase de testes, a Ikea espera lançar o novo gelado nas mais de 300 lojas da marca no próximo ano, pela altura do verão.

Reforço da oferta vegan no Ikea

Seguindo a mesma linha estratégica de reforço da oferta de produtos comestíveis veganos, a Ikea aventurou-se na criação de caviar de origem vegetal. O produto, da gama Sjörapport, é feito à base de algas marinhas que, depois de colhidas, passam por um processo de transformação que lhes confere uma forma arredondada, mantendo intato o sabor naturalmente fresco e salgado das algas.