O Filme Sobre o Primeiro Grande Caso de Assédio Antes do #metoo Já Tem Teaser

Bombshell conta com a participação de Margot Robbie, Charlize Theron e Nicole Kidman no grande ecrã. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R.

Os silêncios, os olhares e as expressões corporais das atrizes deixam-nos em suspenso durante todo o teaser de Bombshell. A tensão durante estes 1:27 minutos é palpável e revela indícios do que podemos esperar sobre o filme que junta Charlize Theron, Nicole Kidman e Margot Robbie no grande ecrã. Baseado num escândalo real, o drama conta a história do alegado caso de assédio sexual de que Roger Ailes, na altura diretor da Fox News (que entretanto morreu em 2017, com 77 anos), foi acusado, da perspetiva das trabalhadoras do género feminino.

De acordo com a sinopse da película, «Bombshell é um olhar revelador por dentro de um dos mais poderosos e controversos impérios de media de todos os tempos: a Fox News, e a história explosiva da mulher que deitou a baixo o homem infame que a criou».

Com Jay Roach como realizador e Charles Randolph como guionista, o filme conta com Margot Robbie no papel de uma produtora ficcional, enquanto que John Lithgow interpretará Roger Ailes. O elenco inclui ainda nomes como Kate McKinnon, Allison Janney, Connie Britton, Rob Delaney e Malcolm McDowell.

O caso real

Já em 2016, a jornalista da Fox, Gretchen Carlson, interpretada no filme por Nicole Kidman, apresentou uma ação judicial, na qual afirmava que Roger Ailes a teria despedido depois de ter recusado manter relações sexuais com ele. Este alegado caso de assédio sexual surgiu um ano antes do escândalo com Harvey Weinstein ter explodido, e do movimento #MeToo ter ganho terreno.

Pela coragem que esta teve ao enfrentar o homem que consideravam, na altura, como o mais poderoso e temido do universo dos media americanos, foram várias as mulheres que seguiram as suas pisadas e acusaram também Ailes de assédio. Este foi posteriormente forçado a renunciar ao cargo e Gretchen, um ano depois, foi nomeada pela revista Time como uma das pessoas mais influentes no mundo.

O filme chegará às salas de cinema a 20 de dezembro.