Drake e Ariana Grande Foram os Artistas Mais Ouvidos no Spotify em 2018

A plataforma de música digital acaba de divulgar a lista dos artistas mais ouvidos deste ano. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagens: © GTRESONLINE.

2018 foi o ano em que Beyoncé e Jay Z decidiram surpreender os fãs com o lançamento inesperado de um álbum conjunto; o ano em que Christina Aguilera quebrou um longo hiato silencioso e apresentou ao mundo o álbum Liberation; o ano em que Mariah Carey susurrou, no seu tom melodioso, um «Get The F**k Out». Foi também o ano em que bandas como Arctic Monkeys, MGMT, Gorillaz, Editors, Razorlight, e músicos como Lily Allen, Kylie Minogue, Father John Misty e Nicki Minaj, entre muitos outros, lançaram novos trabalhos. No entanto, nenhum destes nomes aqui referidos ocupam os lugares cimeiros da lista que o Spotify acaba de divulgar com os artistas mais ouvidos nos últimos 12 meses. Porquê? Porque esses mesmos lugares pertencem a Drake e a Ariana Grande.

De janeiro a dezembro, o rapper de 32 anos foi o artista do sexo masculino que mais pessoas levou a fazerem play na plataforma de serviço de música digital, Mais: com cerca de oito mil milhões de reproduções em 2018, Drake é neste momento o músico mais ouvido na história do Spotify. Boa parte do seu estrondoso sucesso deve-se ao lançamento de Scorpion, em junho. Um álbum que foi ouvido mais de 132 milhões de vezes no primeiro dia em que ficou disponível e conquistou o cobiçado número um de discos mais reproduzidos na plataforma de streaming.

Ariana Grande, com mais de três mil milhões de reproduções, foi a cantora mais ouvida em 2018, ficando à frente de Dua Lipa, Cardi B, Taylor Swift e Camila Cabello. Rihanna, que alcançou precisamente a mesma posição em 2017, nem consta no pódio deste ano.

Relativamente às canções mais ouvidas, não restam surpresas: o single God’s Plan, de Drake, foi reproduzido vezes e vezes sem conta. Nenhuma música de uma artista do sexo feminino conseguiu chegar ao top 5 do Spotify.

Imagine Dragons, em primeiro lugar, e BTS, na segunda posição, foram as bandas mais ouvidas.