Disney Channel Vai Ter o Seu Primeiro Protagonista Homossexual

A personagem interpreta um dos papeis principal na série juvenil «Andi Mack». Por: Vítor Rodrigues Machado -- Imagem: © D.R.

Nem todas as histórias terminam com a princesa e o príncipe, a viverem felizes para sempre. Até porque essa mesma princesa, pode preferir ter outra princesa no seu final feliz. No entanto esta é uma realidade que nem sempre é representada em televisão, especialmente no que toca a séries infato-juvenis, onde o assunto nunca teve espaço. Mas o Disney Channel está prestes a mudar isso, com a estreia da segunda temporada de Andi Mack.

Pela primeira vez na história canal (e da Disney), vai existir uma personagem assumidamente homossexual a protagonizar a série. Trata-se de Cyrus Goodman, o jovem de 13 anos, amigo de Andi (a personagem principal) interpretado pelo ator Joshua Rush, que no primeiro episódio da temporada vai perceber que se sente atraído por outro rapaz.

Com a estreia do episódio próxima (dia 8 de novembro) a Disney achou por bem emitir um comunicado onde informava que «Andi Mack é uma história sobre ‘tweens’ (termo usado para se referir a jovens com idades compreendidas entres os 11-14 anos)» e por esse motivo «o Terri Minsky (criador), o elenco e todas as pessoas envolvidas neste programa tentam sempre assegurar-se que o produto é apropriado para todas as pessoas e que envia uma mensagem forte sobre inclusão e respeito para com a humanidade».

Esta não é a primeira vez que a série gera polémica, já que o episódio de estreia de Andi Mack aborda o tema da gravidez na adolescência com a personagem principal a descobrir que a sua «mãe» é na verdade sua avó, e a sua «irmã» é na verdade sua mãe.

Mais diversidade na televisão

Quem também está a fazer história na televisão é Ryan Murphy, o realizador e produtor de Scream QueensGlee, The New Normal, American Horror Story e American Crime Story, que reuniu para a sua nova série Pose, o maior elenco televisivo de pessoas transgénero.