Estas São As Dicas Que Deve Adotar Para Viver De Forma Mais Sustentável

Aqui fica um glossário com as melhores ideias relacionadas com ecologia e sustentabilidade. Por: Marina Le Bris e Carolina Adães Pereira. Imagens: © John O'Nolan, no Unsplash.

A: 3 apps a instalar no seu telemóvel:

Good On You: esta aplicação permite avaliar e conhecer a classificação de marcas de moda consoante as suas práticas de sustentabilidade e ética, com questões relacionadas sobre as cadeias de distribuição e o seu compromisso com o bem-estar animal e com a natureza.

Too good to go: as lojas e os restaurantes muitas vezes têm que colocar no lixo comida maravilhosa por questões burocráticas e regras alimentares. Mas, agora, qualquer pessoa pode salvar essa comida. Com mais de 23 milhões de utilizadores em todo o mundo e 48 mil establecimentos aderentes em 15 países, esta app é uma forma fácil de adquirir boa comida e diminuir o desperdício. O seu funcionamento é muito simples: faça a sua encomenda pela aplicação, pague e recolha-a.

My little plastic footprint: esta app ajuda a reduzir a utilização de plástico seguindo algumas regras básicas. São aconselhadas algumas alternativas inesperadas, como levar a sua própria caixa para trazer a comida take away, por exemplo.

B: Já ouviu falar de B, a primeira abelha influenciadora?

Para destacar a importância das abelhas no nosso ecossistema, a La Fondation de France criou este perfil. O conceito é simples: quantos mais seguidores a B tem, mais são os fundos recolhidos para salvar as abelhas, contribuindo para projetos que promovem a conservação da espécie. Pode seguir todas as aventuras da B no perfil de Instagram: Bee_nfluencer.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por B. (@bee_nfluencer) a

C: Consumidor Consciente

É alguém que está ciente dos efeitos negativos de comprar itens que não são produzidos de forma sustentável nem ética. Por isso, escolhe comprar bens que cumpram certas regras de sustentabilidade e evita tudo o que é produzido em massa ou que seja fruto de processos de fabrico nocivos para o ambiente.

D: 95% Da roupa desperdiçada

Pode ser reciclada ou recuperada. Aumentar o tempo de vida de uma peça de roupa até nove meses ou mais pode reduzir entre 20% e 30% a pegada de desperdício de água, carvão e lixo.

E: Ecoturismo

Tem como premissa que, antes de tudo, devemos pensar na preservação da natureza. O dinheiro gerado deverá ser investido em projetos de conservação. Richard Hammond e Jeremy Smith, autores do livro Clean Breaks (um guia de viagens amigas do ambiente), resumem isso mesmo: «este tipo de turismo foca-se em minimizar o impacto ambiental, tanto durante a viagem como no local escolhido para as férias». Um dos do melhores exemplos de ecoturismo é o Butão , o único país do mundo que tem uma pegada de carbono negativa.

F: Fridays for Future

É o movimento global de jovens que optam por faltar às aulas à sexta-feira para exigirem uma ação oficial mais precisa e determinada por parte das forças políticas no combate às mudanças climatéricas.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por FridaysForFuture (@fridaysforfuture) a

G: De Greta Thumberg, claro.

A jovem ativista ambiental sueca, de 17 anos, começou a sua jornada em 2018. A forma como os seus discursos apaixonados motivaram jovens por todo o mundo a juntarem-se à sua luta ecológica valeu-lhe uma enorme exposição mediática e, como consequência, o título de Personalidade do Ano 2019 da Time.

H: O seu Habitat Natural = a sua casa.

Três dicas simples para uma habitação mais «verde».

  • Na cozinha: substitua os seus recipientes de conservação de comida em plástico por uns de vidro e os sacos de plástico individuais por opções reutilizáveis em silicone. Deixe de usar papel de cozinha para limpar tudo. Em alternativa, faça panos e trapos de t-shirts velhas.
  • Na casa de banho: Use uma escova de dentes em bambu e pasta de dentes sem plásticos. Esqueça os discos de algodão unitários. Substitua por opções em algodão reutilizável. Usa, coloca na máquina de lavar roupa e está feito. Também pode usar toalhas pequenas de rosto para se desmaquilhar.
  • Na sala de estar: Evite fibras sintéticas na decoração. Opte antes por materiais naturais, reciclados ou recicláveis como a madeira, o algodão, o rotim ou o linho, por exemplo.

I: De Itália

Itália deverá ser o primeiro país do mundo a tornar o estudo das questões ambientais e climatéricas obrigatórias em todas as escolas públicas. Cada aluno vai ter 32 horas de aulas, em cada ano letivo, dedicado exclusivamente a este tema.

J: De Jeans

São vendidos 60 pares de calças de ganga a cada segundo no mundo. Normalmente, cada par precisa de mais de 10 mil litros de água para ser feito e inúmeros de químicos poluentes. Além disso, a maior parte dos jeans têm que viajar mais de 65 mil quilómetros antes de chegar aos nossos guarda-roupas… Há marcas que estão a mudar isto. Escolha-as.

K-Beauty

Os produtos de K-beauty são uma óptima alternativa para cuidarmos da nossa pele. Feitos de ingredientes naturais de elevada qualidade, como bambu, lótus, ginseng, romã, chá verde e plantas, esta marca de skincare coreana é perfeita para mimar a sua pele ao mesmo tempo que cuida do planeta.

L: De Low Tox

Alexx Stuart lançou um movimento holístico em 2010 com o intuito de decifrar quais os produtos industriais presentes nas nossas rotinas diárias dentro destas quatro áreas: corpo, casa, comida e mente. Graças ao seu website, às suas receitas DIY, podcasts e TEDTalks, Stuart ajuda-nos a sermos mais conscientes em relação à quantidade de produtos processados que usamos e oferece-nos alternativas. O mantra da comunidade é: uma vida mais saudável para um planeta mais protegido.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Low Tox Life (@lowtoxlife) a

M: Minuto Verde

Com 14 anos de existência, esta rúbrica da RTP dá, em episódios de 60 segundos, dicas e exemplos de como podemos tornar as nossas rotinas mais eficientes para nós e para o ambiente. Tanto é o sucesso do Minuto Verde que este projeto da Quercus já se desdobrou em diferentes formatos, incluindo uma tour didática pelas escolas.

N: Noruega

Está em primeiro lugar do Índice Planeta e Clima do site The Good Country (informação referente ao ano 2019). Há vários motivos que explicam esta posição, que inclui a maior taxa de utilização de carros elétricos em todo o mundo e outros compromissos governamentais, mas há muitos que atribuem o principal motivo ao Friluftsliv (vida ao ar livre, numa tradução literal). Os noruegueses acreditam que a vida deve ser vivida ao ar livre, por isso, a natureza tem que ser preservada. Curiosidade: Oslo, capital da Noruega, foi a antecessora de Lisboa como Capital Verde da Europa.

O: De Oceans Conservancy

A Nike juntou-se recentemente à Oceans Conservancy para convencer as empresas a evitar usar o Oceano Ártico nas suas rotas de transporte de mercadoria. Esta prática, segundo especialistas, tem um impacto muito negativo nos ecossistemas marinhos e aumenta as emissões de gases de efeito de estufa a nível global. Várias empresas já assinaram o acordo, incluindo a H&M, o grupo Kering e a Gap.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ocean Conservancy (@oceanconservancy) a

P: O que acha que é plogging?

Este hobby combina prática desportiva, preservação do planeta e recolha de lixo. Ou seja, é uma junção de jogging com limpeza da via pública. Com origem na Suécia, no ano de 2016, o mote de plogging é «ter um corpo saudável num ambiente saudável». É um desporto puxado, que envolve corrida normal, sprint para apanhar os papéis que fogem com o vento e agachamentos para apanhar latas ou algo do género do chão.

Q: Quercus

Ou Associação Nacional de Conservação Nacional. É uma Organização Não Governamental de Ambiente em funcionamento desde 1985. Não só é conhecida pelos portugueses pela sua atividade em prol da preservação da natureza do país como por nos entrar em casa todos os dias pela televisão. Pode consultar a letra M para mais informação.

R: Reutilizar

É o processo de reaproveitar objetos e materiais de forma a manter o seu valor e fazer com que eles despertem novamente o desejo. Permite, por exemplo, salvar peças de roupa em bom estado de acabar na lixeira.

S: Stella McCartney + Joaquin Phoenix + temporada de prémios 2020 = perfeição

O ator usou em todas as cerimónias de prémios deste ano (das quais saiu vitorioso, já agora) o mesmo fato assinado pela designer britânica de forma a incentivar a redução do desperdício e promover a moda sustentável.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Stella McCartney (@stellamccartney) a

T: T-shirt 

São precisos 2720 litros de água para fazer uma t-shirt. A mesma quantidade de água que cada um de nós bebe em três anos. Cabe-nos escolher uma “boa” marca…

U: Urbanismo ecológico

De Gareth Doherty e Mohsen Mostafavi. Este livro (um resultado do simpósio homónimo de 2009 realizado na Graduate School of Design da Universidade de Harvard) é uma das primeiras reflexões sobre como os meios urbanos e as suas infraestruturas se podem adaptar a uma realidade mais ecológica.

V: Vegan Leather

A pele vegan é um material que imita a sensação de pele e tem os mesmos fins, mas sem recurso a nenhum animal nem testes a animais. Se está à procura de uma alternativa ao couro ou cabedal, temos algumas sugestões:

  • Pele de abacaxi ou «Pinatex», feito a partir das folhas de abacaxi, é flexível e resistente, e oferece o mesmo conforto que procuramos na pele animal.
  • Pele de eucalipto, também feito com as suas folhas, é um material extremamente resistente. Atualmente, é fabricado na Alemanha sem recurso a pesticidas.
  • O «muskin», pele de cogumelo, obtido da cabeça dos cogumelos. É biodegradável e visualmente é parecido com a camurça.
  • Cortiça: 100% natural, macia, leve, impermeável e resistente. Vem do sobreiro e a portuguesa é das melhores do mundo.

W: World Wildlife Fund

A WWF tem uma ação bastante abrangente na preservação da natureza em todas as suas vertentes. Oceanos, vida selvagem, florestas… O trabalho de conservação feito por esta organização não governamental é global e o objetivo é sempre a proteção da diversidade natural para coexistirmos num mundo mais saudável para todos. Em Portugal são representados pela Associação Natureza Portugal.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por WWF International (@wwf) a

XXL: Pensar em grande

O youtuber MrBeast lançou o projeto #teamtress, com o objetivo de plantar 20 milhões de árvores. Cada dólar doado equivale a uma árvore plantada. 21,7 Milhões de árvores já foram plantadas! #teamtrees.

Y: Youth for climate

A geração Z (pessoas nascidas entre 1990 e 2010) é a primeira que está a sentir os efeitos das mudanças climáticas e que entende que é urgente agir. A cimeira Youth for Climate da ONU, realizada em dezembro de 2019, reuniu 500 jovens ativistas climáticos de todo o mundo para partilharem as suas ideias e opiniões sobre o futuro do planeta.

Z: De Desperdício Zero

Alguns bons hábitos inspirados no movimento Zero Waste que devia adotar:

  • Enquanto faz as suas compras, evite todas as embalagens supérfluas, principalmente as de plástico.
  • Leve os seus próprios recipientes e sacos de pano reutilizáveis para as lojas.
  • Compre em segunda mão, vintage ou participe em iniciativas de troca de roupas.
  • Se possível, opte por fazer a compostagem de grande parte do lixo no seu jardim, terraço ou varanda.

 

 

Este artigo foi originalmente publicado na ELLE de junho/julho de 2020.