Já Existe Um Trailer Para o Documentário Sobre Alexander McQueen

Sem data prevista para Portugal, no Reino Unido a estreia está marcada para o dia 8 de junho . Por: Vítor Rodrigues Machado -- Imagem: © McQueen.

Há muito que ansiávamos por este momento. Depois de nos terem aguçado o apetite (há cerca de três semanas) com um teaser de apenas 0:33 segundos, eis que surge agora o primeiro trailer para McQueen, o documentário que nos leva até aos bastidores de um dos mais icónicos designers do século XXI, Alexander McQueen.

Tal como no teaser, ao longo deste novo vídeo são mostradas imagens de alguns dos trabalhos mais memoráveis de sempre do criador (e provavelmente, da história da Moda contemporânea) acrescentando ainda, gravações suas das vida pessoal, e ainda testemunhos de quem conheceu o designer.

Entre as vária frases soltas que se podem ouvir ao longo dos 2:11 minutos, destaca-se em particular uma: «Ninguém conseguia criar emoção como McQueen». Como é sabido, para além da sua mestria em trabalhar materiais e padrões, para dar vida às suas criações, Alexander McQueen tornou-se conhecido por conseguir aplicar, em cada uma das suas peças, uma carga emocional como nenhum outro até então. Tal como o próprio diz num clipe [sobres os seus desfiles] «Se saírem sem qualquer tipo de emoção, então não estou a fazer o meu trabalho corretamente (…) Eu quero que se sintam com repulsa ou achem hilariante».

Ao longo da sua curta mas imensa carreira, Alexander McQueen, conseguiu não só tornar-se no diretor criativo da linha de Alta Costura de Givenchy (em 1996) com apenas 27 anos, como ainda lançar a sua marca própria em 1992 (com a apresentação do seu projeto final da Central Saint Martins College of Art and Design).

Suicidou-se em 2010 deixando-nos uma herança e contributo imensuráveis. Sarah Burton, assumiu aí o leme da marca, que mantém até hoje.

A estreia deste novo documentário está marcada para o próximo dia 8 de junho no Reino Unido, no entanto, não existe data de estreia prevista para Portugal.

Este não é, no entanto, o único documentário existente sobre o trabalho do designer. No canal online M2M (Made to Measure) pode assistir ao The Legacy of Alexander McQueen, dirigido por Loïc Prigent.