Já Sabemos Quando A Série Com Helen Mirren, ‘Catarina, A Grande’, Chega À HBO

A série de quatro episódios chega ao pequeno ecrã em breve. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R.

Atualização (03/09)

Falta exatamente um mês para que Helen Mirren volte a surgir nos nossos ecrãs, como uma rainha. Desta vez a dar vida à monarca que governou o império russo, depois de ter interpretado Carlota de Mecklemburgo-Strelitz, Isabel I e Isabel II noutras produções, a atriz será a protagonista de Catarina, A Grande, cuja estreia está marcada para dia 3 de outubro, em exclusivo na HBO Portugal.

 

Artigo original (25/07)

Helen Mirren não consegue ficar afastada dos papéis de rainhas. Depois de ter interpretado Carlota de Mecklemburgo-Strelitz em A Loucura do Rei George, Isabel II em A Rainha e Isabel I na minissérie Elizabeth I, a atriz dará agora vida à monarca que governou o império russo no século XVIII. Catarina, A Grande, a nova minissérie da HBO, ainda não tem data de estreia – ainda que a plataforma avance que será em breve, durante o outono -, mas o trailer já foi revelado.

«Há pessoas sem escrúpulos na Rússia. Felizmente, sou uma delas», ouve-se Helen Mirren afirmar no vídeo. Este é apenas uma amostra da história da mulher que se tornou imperatriz da Rússia, após um golpe de estado que organizou para afastar o seu marido, Pedro III, do poder.

A narrativa

Este drama, que conta ainda com nomes como Jason Clarke (que dará vida a Grigory Potemkin), Sam Palladio (será Alexander Vasilchikove, um aristocrata e também amante de Catarina) e Georgina Beedle (interpretará a Princesa Natalia), acompanha o fim do reinado de Catarina e o seu romance com Grigory Potemkin, um líder militar russo que ajudou a moldar o futuro da política na Rússia.

Os quatro episódios que formam a série têm Philip Martin, Nigel Williams e David M. Thompson como realizador, guionista e produtor executivo, respetivamente. Estes trabalharam anteriormente com Mirren e, por isso mesmo, foram contactados pela atriz para desenvolver Catarina, A Grande. «A Helen Mirren veio ter comigo com uma ideia para a série quando estavamos ainda a trabalhar em Woman in Gold, dizendo que era um papel que sempre quis desempenhar», explicou David M. Thompson, ao E!News. «Estou entusiasmado por estarmos agora a fazer a série e, na verdade, não poderíamos pensar em ninguém melhor para o papel», completou.