Conan Osíris Foi Eliminado Na Primeira Semifinal da Eurovisão

A música Telemóveis não foi suficiente para passar para a fase seguinte da competição. Por: Inês Aparício -- Imagens: © GTRESONLINE.

O favoritismo não estava, efetivamente, em Portugal, tal como mostrava a média de várias casas de apostas, calculada pelo site especializado na Eurovisão. E este acabou por se confirmar. Conan Osíris foi eliminado esta terça-feira, 14 de maio, na primeira semifinal do concurso de música europeu que decorre, este ano, em Tel Aviv, Israel, país vencedor da última edição da competição.

Telemóveis foi a música que o artista português levou à disputa com os outros 16 países que concorreram na primeira semifinal. Chipre, Montenegro, Finlândia, Polónia, Eslovénia, República Checa, Hungria, Bielorrússia, Sérvia, Bélgica, Geórgia, Austrália, Islândia, Estónia, Portugal, Grécia e San Marino foram os países que já atuaram na Eurovisão. Destes, passaram para a fase seguinte a Grécia, Bielorrúsia, Sérvia, Chipre, Estónia, República Checa, Austrália, Islândia, San Marino e Eslovénia.

Aos dez países já apurados na noite passada vão juntar-se mais dez. Estes serão selecionados na segunda semifinal da competição, esta quinta-feira, 16 de maio. A final, a 18 de maio, ficará completa com a presença de França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido (os cinco grandes”) e Israel (por ser o país anfitrião da edição deste ano), qualificados automaticamente para a final.

Em palco com a moda portuguesa

O vídeo do artista português foi considerado o melhor separador do festival. O filme foi gravado no Mar Morto, com o artista a usar roupa com assinatura Alves/Gonçalves. Já na atuação o cantor usou Luís Carvalho. A roupa foi alvo de grande polémica e é apontada em alguns fóruns como uma das razões para atuação não ter tido tanto impacto como esperado, visto que os movimentos estavam demasiado constrangido pela indumentária.

Nos ensaios Conan Osíris usou o casaco do coordenado apertado até acima, mas no ensaio geral, altura em que o júri vota, e na atuação final escolheu utilizar os botões desapertados.