O Filme Que Conta a História de António Variações Já Tem Trailer Oficial

Em ano de celebração dos 35 anos da morte do artista, chega ao cinema a película biográfica. Por: Inês Aparício -- Imagens: © João Pina.

António Variações é um nome incontornável da música portuguesa, sendo considerado a primeira estrela pop portuguesa. A sua música singular, letras provocadoras e imagem extravagante, são ainda hoje atuais e uma referência para muitos artistas. Conan Osíris é um desses casos. E as próprias associações entre os dois músicos tornaram-se, para muitos, óbvias e, as comparações entre ambos, frequentes. Mas, desta vez, o artista da década de 80 é falado por si só. A razão? A divulgação do primeiro trailer oficial do filme que conta a história do cantor, Variações.

A película realizada por João Maia chega às salas de cinema a 22 de agosto, no ano em que são assinalados os 35 anos da morte de António Variações e os 75 anos do seu nascimento.

Este retrato de uma das figuras mais exuberantes do nosso país conta com Sérgio Praia no papel principal. Do elenco, fazem ainda parte Victoria Guerra (Rosa Maria, fundadora do Trumps), Filipe Duarte (cabeleireiro Fernando Ataíde) e Filipe Albuquerque (Rudolfo), que faziam parte do círculo de amigos do cantor.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Estamos a ver no telemóvel o novo trailer do filme VARIAÇÕES ✂️ que acabou de sair no YouTube. Foi feito com muito amor e muita música 🕺🏼🎤✨ 22 Agosto no cinema 🎥🎬 @teresa.amaral.prod @patdor @augustomadeira @afonso.lagarto @missvictoriawar @joseraposoofficial @fernandopires_todonu @miguelraposo Filipe Duarte e Teresa Madruga ♥️ . . . @antonio_variacoes_ #film #cinemaportugues #cinema #antoniovariacoes #variações #filmevariações #sergiopraia #cinemanos #anos80 #musica #musicaportuguesa #cantor #telemoveis #iconpop #carrelosquad #ritacarrelo #rock #rockmusic #amares #fiscal #braga #minho #minhoportugal #portugal #apple #appleportugal #iphone8plus #iphone

Uma publicação compartilhada por Sérgio Praia (@sergiopraia_) em

A história

António Variações não tinha qualquer formação na área quando fez da música vida. Contudo, isso não o impediu de se tornar num dos maiores ícones do panorama musical da década de 80. E é este percurso, desde que António Rodrigues Ribeiro era barbeiro até alcançar o seu objetivo de ser cantor e compositor, que o filme retrata.

Focada no período entre 1977 e 1981 – os primeiros anos da carreira do artista -, a película mostra o processo de transformação deste músico excêntrico, cujo trajeto profissional foi interrompido em 1984, ano da sua morte.

Veja na galeria, em cima, algumas imagens das gravações do filme.