O Guarda-Roupa do Filme «A Favorita» Pode Ser Visto no Palácio de Kensington

As peças criadas por Sandy Powell vão ajudar a compor o cenário do filme na vida real. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D.R.

A Favorita pode ainda não ter estreado em Portugal — só chega às salas de cinema a 7 de fevereiro —, mas certamente já se deparou com imagens dos cenários e guarda-roupa deste filme. E é impossível não reparar no vestido de baile preto que Lady Sara (interpretada por Rachel Weisz) utiliza, ou esquecer o simples vestido de noite em que a Rainha Ana da Grã-Bretanha (papel a que Olivia Colman dá vida, e com o qual venceu recentemente o Globo de Ouro de Melhor Atriz ) é várias vezes vista, refletindo a debilidade da saúde e estado de espírito da monarca. Do grande ecrã, estas e outras peças que ajudam a situar o filme no início do século XVIII passam para o Palácio de Kensington, em Londres, onde as poderá ver mais de perto.

Numa exposição que estará patente até 8 de fevereiro, os factos relacionados com a realeza convergem com a ficção, explorando o processo criativo por detrás do vestuário do filme — desenvolvido especificamente para Olivia Colman, Emma Stone, Rachel Weisz e outros membros do elenco do drama biográfico —, enquanto a história da coroa britânica é narrada.

Criadas por Sandy Powell — vencedora de três Oscars pelo guarda-roupa dos filmes Shakespeare in Love, The Aviator The Young Victoria —, as peças tomaram as silhuetas do século em que se desenrola a ação como inspiração e foram posteriormente reinterpretadas ao nível da cor, materiais e do próprio design.

 

Apesar de não poder vestir estas peças, irá certamente sentir-se dentro do filme, uma vez que poderá entrar nos cenários que inspiraram A Favorita. Tal como o site do palácio sublinha, vários dos momentos que influenciaram a película aconteceram, na verdade, no Palácio de Kensington, uma das primeiras moradas da monarca e onde esta morreu, em 1714.