A Barbie Voltou a Vestir o Fato de Astronauta Para o Seu 60º Aniversário

E tem festa de anos marcada para o dia da mulher, 8 de março. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R.

Ninguém deve bater o recorde da Barbie no que ao número de profissões diz respeito. De presidente, a engenheira de robótica, passando por dentista, rapper ou bombeira, a boneca mais famosa do mundo precisaria de várias páginas para compor o seu currículo. Uma vasta experiência profissional que inspira crianças todo o mundo a seguirem os seus sonhos. Agora a Barbie acrescenta mais uma linha a esse documento que integra mais de 200 profissões, com o regresso ao espaço sideral.

É em ano de celebração do seu 60º aniversário que a Barbie volta a ser astronauta. A boneca vestiu o fato espacial várias vezes ao longo do tempo, a primeira vez que o fez foi já em 1965 – quatro anos antes do Homem pisar a lua.

A festa de aniversário da Barbie

Apesar da sua pele perfeita e aparência jovem, a Barbie já faz, na realidade, 60 anos. E quando o número é redondo (normalmente celebrado de década a década) há ainda mais razões para o celebrar. Assim, o dia da mulher, 8 de março, foi o escolhido para homenagear não só a boneca, como as mulheres na ciência. Às 11 horas, o Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações, em Lisboa, recebe Dava Newman – professora de Astronáutica no MIT,  diretora adjunta da NASA, médica e, mais recentemente, designer de fatos aeroespaciais – para uma conversa sobre o papel das figuras femininas nesta área.

Destinado a jovens dos 12 aos 18 anos que queiram envergar por carreiras científicas, o colóquio servirá também para descobrir a nova Barbie à imagem de Dava Newman, que «realça o seu exemplo de mulher multifacetada», lê-se em comunicado.

Mais do que um simples brinquedo

O lançamento de uma boneca inspirada numa mulher não é uma novidade. Este tem sido o caminho seguido pela Mattel, a marca que produz a Barbie, desde 2015, ano a partir do qual tem vindo a destacar o papel de várias figuras femininas – como Ashley Graham, Isabel Stilwell ou Telma Monteiro – e a fazer com que as raparigas da próxima geração acreditem que podem ser o que quiserem.