As Temperaturas Quentes do Brasil Chegam Ao Bairro do Avillez em Pratos Típicos

A cozinha popular deste país será acompanhada por música ao vivo. Por: Inês Aparício Imagens: © Grupo José Avillez.

S. Pedro pode não ter ouvido as nossas preces para trazer calor nos próximos dias (quer dizer, as mínimas vão subir ligeiramente, contudo a chuva também vem dar o ar da sua graça para a semana), mas ouviu as dos chefs Kátia Barbosa e José Avillez. É que as temperaturas vão aumentar no Bairro do Avillez, até 14 de março. A razão? O verão brasileiro vai aterrar, durante esse período, no restaurante lisboeta, em forma de pratos da cozinha popular deste país.

Bolinhos de feijoada, acompanhados por torresmo e batidinha de limão, almofadinhas de queijo, bolinhos de abóbora com carne seca e pastel recheado com costela bovina. Todos estes petiscos vão voar do restaurante da chef Kátia Barbosa – que, tal como o chef português, é também jurada no concurso Mestre do Sabor da Globo -, o Aconchego Carioca, no Rio de Janeiro, até uma pop up no Bairro do Avillez. Mas não são os únicos a fazer parte deste menu.

Como pratos principais, poderá experimentar o bobó de camarão (camarão refogado com leite de coco e mandioca, servido com arroz branco e farofa de dendê) ou o baião de dois (arroz, feijão de corda, bacon, linguiça, carne seca e queijo coalho, com aipim frito e carne seca ou de sol). Para terminar a refeição, chega à mesa uma das combinações que Adriana Calcanhoto usa na música Fico assim sem você: queijo com goiabada. Além disso, haverá um pudim de cachaça (pudim de tapioca e leite de coco com calda de melado e cachaça envelhecida).

Aos sábados ao almoço, haverá ainda a típica feijoada brasileira, um buffet com feijão preto e carnes salgadas, acompanhado com couve à mineira, farofa, aipim frito e laranja, nas varandas do Bairro do Avillez.

Com banda sonora

Forte também do outro lado do Atlântico é a música. Por isso, era praticamente obrigatório que fizesse parte desta viagem até Brasil, sem sair de Lisboa. Aos jantares de quinta e sexta-feira, assim como aos almoços de sábado, há música ao vivo a acompanhar os pratos, disponíveis apenas de terça-feira a sábado.

A carta Aconchego Carioca, composta por um couvert de pão de queijo e manteiga, entradas, pratos principais, sobremesas, águas, café e caipirinha, tem um custo de €30 por pessoa. Já a feijoada brasileira, que inclui entrada, sobremesa, uma caipirinha, água e café, custa €35 por pessoa.