Isto É o Que Pode Fazer na ModaLisboa Se Não Tiver Convite

Porque o evento de moda lisboeta não é tão inacessível quanto pensa. Imagens: © D. R.

A ModaLisboa regressa esta quinta-feira, 7 de março, ao Pavilhão Carlos Lopes, para mais uma edição de desfiles e apresentações de criadores portugueses. Novos designers juntam-se a nomes já consolidados na cena nacional num calendário que se estende até domingo, 10 de março. Entre estes dias, 31 coleções e 21 desfiles serão o foco do olhar de vários convidados e jornalistas, que acompanharão as tendências mostradas na passerelle.

No entanto, os desfiles não poderão ser vistos por quem não tiver um convite. E, ao contrário do que aconteceu em edições passadas, todas as apresentações das propostas dos criadores serão no interior do Pavilhão Carlos Alberto, o que significa que não poderá ter um vislumbre de um coordenado de Patrick de Pádua ou de David Ferreira, entre outros. Poderá, contudo, ter acesso a diversas conversas, workshops ou exposições, que reunimos, em baixo.

Ouvir e aprender

O evento de moda inicia com as já habituais Fast Talks, no dia 7 de março. Catherine da Silveira, Flávia Aranha, Julien da Costa e Miguel Bento compõe o painel de oradores – moderados pela criativa Joana Barrios – que falará sobre a importância da experiência na idealização e criação da moda. Sob o tema Fashion and Experiences, a conversa está marcada para as 18 horas nas recém-inauguradas Carpintarias de São Lázaro.

A sustentabilidade, a comunicação de moda e a alfaiataria serão os temas centrais de quatro masterclasses que irão decorrer entre os dias 8 e 10 de março. Poderá aprender sobre o trabalho da designer brasileira Flávia Aranha (08/03, às 16h30), aperfeiçoar técnicas para melhor utilizar as redes sociais (09/03, às 11h30), descobrir o impacto da sustentabilidade nos negócios (09/03, às 17 horas) ou conhecer a arte da alfaiataria com Ayres Gonçalo.

A inscrição para as fast talks e masterclasses é obrigatória. Pode fazê-la no site da ModaLisboa.

Compras

Dezanove marcas de vestuário, acessórios e lifestyle, focadas nas áreas da sustentabilidade, saber-fazer, design e equipamentos, estarão dispostas na pop-up store da ModaLisboa. Entre os dias 8 e 10 de março, o Wonder Room verá também peças de Cristina Real, David Pereira e Filipe Augusto.

Exposições e apresentações

Workstation, a plataforma criada pela ModaLisboa para divulgar novos talentos na área da fotografia, ilustração e design de moda, leva os criadores António Castro, Cristina Real, David Pereira e Filipe Augusto às Carpintarias de São Lázaro, no dia 7 de março, para apresentarem quatro coleções que refletem o modo como olhamos para o mundo e participamos na sociedade. Já da área da fotografia, Mariana Breia, Maria Martins e Rodrigo Alves, e da ilustração, Carolina Batalha, Catarina Serra e Ana Catarina Guedes, terão os seus trabalhos expostos no exterior do Pavilhão Carlos Lopes, entre as 14 e as 22 horas dos dias 8 a 10 de março.