A Primeira Jockey a Usar Hijab Venceu em Goodwood e Fez História Duas Vezes

Khadijah Mellah começou a participar nas corridas de cavalos em abril e o seu nome vai ficar na História. Por: Margarida Brito Paes -- Imagens:Instagram @goodwood_races

Khadijah Mellah tem 18 anos e tornou-se na primeira jockey britânica a usar hijab. Isto chegava para ter ficado na História, mas a jovem foi mais longe. Esta quarta-feira, 2 de julho, participou pela primeira vez em Goodwood e levou a taça para casa.

Mellah venceu a competição feminina Magnolia Cup do Glorious Goodwood, em Sussex. A jovem que irá estudar engenharia mecânica em setembro, recebeu o prémio em lágrimas. Khadijah Mellah aprendeu a andar a cavalo no centro hípico Ebony Horse Club, que se dedica a ensinar equitação a jovens desfavorecidos de Brixton. Por tudo isto a vitória desta jovem muçulmana é absolutamente inspiradora.

Khadijah Mellah quer acabar com os estereótipos 

«Há alguns estereótipos ligados à raparigas muçulmanas sobre elas não puderem seguir as suas paixões e sonhos desportivos (…) Estou muito emocionada por fazer parte de uma mudança na compreensão da sociedade sobre o que as mulheres podem alcançar» disse a jovem ao jornal Evening Standard.

Depois da corrida  a jovem explicou que teve de treinar intensamente para participar na corrida, já que não tinha muita experiência em corridas de cavalos. Deixou ainda em aberto a hipótese de voltar a participar noutras competições do género. Os especialistas esperam que isso aconteça, já que a jovem revelou um talento natural para este desporto. Será que ainda vamos ver Khadijah Mellah ao lado da Rainha Isabel II em Ascot?!

Uma corrida de cavalos digna de filme 

A vitória de Khadijah Mellah não foi apenas inspiradora mas também emocionante. A jockey não liderou a maior parte da corrida tendo conquistado a linha da frente nos últimos segundo e cortando a pista pela curva interior.  Veja o vídeo em baixo.