Halima Aden É a Primeira Modelo a Usar um Hijab Na Capa da Sports Illustrated

A modelo voltou ao seu país de origem para posar para a edição de banho da revista. Por: Inês Aparício -- Imagens: © GTRESONLINE.

Halima Aden já precisa de várias páginas nos livros de história para poder escrever. Depois de se ter tornado, há dois anos, na primeira mulher a competir no concurso Miss Minnesota com um hijab e burkini, a modelo americana de origem queniana voltou a vesti-los para se estrear na capa da edição de banho da revista Sports Illustrated e, assim, transformar-se na número um a consegui-lo.

«Não mudem a vossa personalidade, mudem o jogo!! Mulheres, tudo é possível!!! Fazer parte da Sports Illustrated é muito mais importante do que ser eu a aparecer na capa. É o envio de uma mensagem à minha comunidade e a todo o mundo de que mulheres de diferentes contextos, aparências e experiências podem unir-se e ser celebradas», escreveu Halima numa publicação de Instagram, onde anunciava ser capa da revista. «Muito obrigada Sports Illustrated e a toda a equipa por me concederem esta oportunidade incrível».

Fotografada por Yu Tsai, Aden posou na praia Watamu, no Quénia, com dois burkinis desenhados especialmente por Cynthia Rowley. «Quando me pediram que criasse um burkini costumizado para a Halima, senti-me muito honrada», declarou a criadora num comunicado citado pela edição americana da Elle. «A Halima está a fazer progressos na indústria através da sua voz poderosa e agora tornou-se na primeira modelo da história a utilizar um burkini na Sports Illustrated Swimsuit. Este momento em particular marca uma enorme vitória para o empoderamento feminino, afastando esterótipos datados de beleza», completou.

Esta sessão fotográfica marcou o regresso da modelo ao seu país de origem. Halima Aden viveu no campo de refugiados Kakuma até aos sete anos, altura em que se mudou para os Estados Unidos.

«Nunca me senti representada, porque nunca tinha virado uma folha de uma revista e visto uma rapariga a utilizar um hijab», notou num vídeo de bastidores da sessão fotográfica. «Nunca tenham medo de ser as primeiras», adicionou.