Este Gin da Ceder’s Não Tem Álcool Nem O Dia Seguinte De Ressaca

Mas tem o mesmo sabor que o clássico. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R.

Quando as palavras «gin», «sem» e «álcool» se juntam na mesma frase, tão próximas uma da outra, a reação instantânea de grande parte do mundo é um redondo não. Mas este é mais um dos casos em que a expressão «primeiro estranha-se, depois entranha-se» assenta como uma luva. E motivos para escolher esta versão à regular não faltam. Um deles foi mesmo a razão pela qual Craig e a sua esposa, Maria, decidiram criar a Ceder’s.

Na altura em que Maria estava grávida, o marido decidiu juntar-se a ela na saga do ‘zero álcool’ durante a gestação. Foi durante esse tempo que o sul-africano se apercebeu da limitação das opções que cumpriam este requisito. Além da água com gás, só existiam alternativas que considerava «bebidas para crianças». Por isso, quando o casal visitou as montanhas de Cederberg, na África do Sul, pensou em destilar alguns dos elementos botânicos naturais que aí encontraram, de modo a criar uma alternativa não alcoólica ao gin.

Craig acreditava que seria um processo simples, uma vez que já havia trabalhado anteriormente com este produto. Contudo, quando passou para a ação, apercebeu-se que era mais complicado do que imaginara, dada a necessidade de destilar individualmente cada elemento para que seja possível identificar os diferentes sabores. Tal como no gin original.

Mas isso não o impediu de avançar. Combinadas as plantas exóticas sul-africanas das Montanhas Cederberg com água sueca pura, surgiu a Ceder’s. Feita à mão e engarrafada, posteriormente, na Suécia, a terra natal de Maria, a bebida tem um sabor muito semelhante ao do gin original, mas com um travo menos amargo. Existe em três variedades, desde a «floral e equilibrada» – a Classic – ou «refrescante» – a Crisp -, à «especiada», na qual ingredientes como zimbro, toranja, gengibre, cravo-da-índia, rooibos toldam o sabor da versão Wild.

Afastar o ceticismo

A ausência do álcool – que tornou necessários os conservantes na composição da bebida, de maneira a que a garrafa possa ficar aberta durante três meses, mantendo o sabor original – no gin, é sinónimo, para muitos, da igual ausência de diversão. E, por isso, o ceticismo e a reserva quanto a experimentar esta bebida são grandes. No entanto, isso não foi motivo de preocupação para Craig, uma vez que, de acordo com estatísticas que este referiu durante a apresentação da Ceder’s, um em cada cinco adultos, na Europa Oriental, não bebe álcool. E mais, um em cada três jovens adultos não toma bebidas alcoólicas.

Este gin da Ceder’s encontra-se disponível nos bares do Sky Bar Lisboa, Sky Bar Oriente Ferroviário, Ritz, Seen e Gin Lovers. Além destes locais, pode encontrar a bebida nos supermercados Continente do Centro Comercial Colombo e de Cascais, com o preço recomendado de €25,49.

Veja na galeria, em cima, como fazer o gin perfeito com as três variedades da Ceder’s.