O Futebol Feminino de Clubes Atinge Número Histórico de Apoiantes Num Estádio

Mais de 60 mil pessoas assistiram ao jogo entre o Atlético de Madrid e o FC Barcelona. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R.

Nem só com jogos entre grandes equipas masculinas se enchem os estádios. E o confronto entre o Atlético de Madrid e o FC Barcelona para o campeonato feminino espanhol é prova disso. No estádio Wanda Metropolitano, em Madrid, bateu-se o recorde de espetadores num jogo entre clubes compostos por mulheres. De acordo com a Federação Espanhola de Futebol, foram as 60.739 pessoas que assistiram à partida, vencida pela equipa da casa, que deixaram o dia 17 de março para a história.

No final do jogo, ambos os treinadores das equipas mostraram-se satisfeitos pelo feito alcançado. «Oxalá joguemos sempre com mais de 60 mil apoiantes a sentir o que sentimos hoje», afirmou, em conferência de imprensa, José Luis Sánchez Vera, líder do Atlético de Madrid. Já Lluís Cortés, técnico do FC Barcelona, agradeceu à equipa adversária pela «festa de futebol feminino incrível que organizou». «É muito bom reunir mais de 60 mil apoiantes num estádio. Estou muito contente por participar nesta celebração», completou.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

❤️ ¡Gracias, afición! ❤️ #AúpaAtleti #AtletiBarça

Uma publicação compartilhada por AtletiFemenino (@atletifemenino) em

O embate decisivo entre os primeiros dois classificados da Liga Iberdrola – uma vez que, a sete jogos do final do campeonato, as catalãs estavam a seis pontos da equipa adversária – ultrapassou, deste modo, o recorde atingido no passado mês de janeiro. Também em Espanha, mas dessa vez no estádio San Mamés, 48.121 pessoas assitiram à semifinal da Copa da Rainha, na qual o Athletic de Bilbao defrontou o Atlético de Madrid.

Um recorde ainda a bater a nível mundial

Apesar do número de espetadores ter atingido um novo recorde em Espanha, este não foi suficiente para ultrapassar o valor registado a nível internacional. O confronto entre as seleções dos Estados Unidos e da China, no Mundial de 1999, mantém-se como o jogo ao qual um maior número de apoiantes assistiu. De acordo com o Observador, 90.195 pessoas estiveram no estádio Rose Bowl, na Califórnia, para ver o embate vencido pela equipa norte-americana apenas no prolongamento.