As Paredes de Marvila Enchem-se De Posters Durante Um Mês

Graças à Mostra Poster, na qual participam artistas plásticos, designers, arquitetos, escritores e músicos. Por: Joana Moreira -- Imagens: © D. R.

É uma galeria a céu aberto onde os posters convivem com as paredes. Quem anda por Marvila no próximo mês vai perceber que as ruas da zona lisboeta se vestem com 20 obras de diferentes artistas portugueses e internacionais.

Poster, a mostra de arte que se foca no poster como meio para veicular mensagens, arranca amanhã, dia 14, e segue até ao mesmo dia de novembro. O projeto do Departamento vai já na segunda edição que, diz o designer gráfico e organizador do Poster, Bruno Pereira, procura criar uma «ligação da arte à população».

«Um poster na parede tem um poder do caraças», diz, explicando que este ano conseguiram aumentar a escala. «São quase três metros de posters. Já não são posters, são outdoors

Palavras, fotografia, desenho, ilustração, mix media, é tudo o que é possível encontrar nas duas dezenas de posters que agora povoam o quarteirão e, para os que assim o desejem, a casa. Isto porque todas as obras vão estar disponíveis para venda.

E porque o objeto «poster» carrega em si uma certa dose de nostalgia, ao remeter-nos de imediato para o imaginário juvenil, pedimos aos artistas do Poster que recuassem no tempo e nos dissessem: Que poster tinham na parede do quarto quando eram adolescentes?