Quando Um Armário Inspira Uma coleção de Roupa é Isto Que Acontece

Aqui está tudo ao contrário mas no final fica tudo bem. Por: Ana Rodriguez Frías -- Imagens: Molteni&C The Styling/Closet by Mrta Ferri.

Peças clássicas, mas alegres e frescas… assim é a coleção de roupa que a designer de moda milanesa Marta Ferri criou em exclusivo para sublinhar as qualidades dos closets de luxo da Molteni&C.

Ninguém melhor do que a designer de moda e stylist Marta Ferri para criar The Styling Closet, uma coleção cápsula de roupa e acessórios destinada a apresentar os armários Gliss Master e Master Dressing, desenhados por Vincent Van Duysen para a marca italiana Molteni&C. Conhecida pelos seus exclusivos desenhos de alta-costura nos quais costuma usar tecidos brocados, Marta também é responsável pelas coleções de têxteis e tapeçarias desta empresa italiana de mobiliário de luxo. Para criar esta coleção, investigou a tradição do têxtil italiano. A designer milanesa conta-nos aqui os detalhes da sua nova aventura.

ELLEDeco: Quais foram as suas fontes de inspiração para criar esta coleção cápsula?

Marta Ferri: O que me inspira sempre são os tecidos. Desenho os meus vestidos no meu atelier, usando tecidos de tapeçarias. Por isso, a ideia de fazer uma coleção para “vestir” os armários da Molteni surgiu de uma forma orgânica e natural.

ELLEDeco: Por que elegeu a coleção GEA, da Molteni, com os seus tons terra, para desenhar esta linha?

M.F.: No geral, penso que os tecidos que escolhi para as coleções de estofos e também para esta coleção cápsula de roupa são intemporais em termos de elegância, qualidade e cores. As tendências não influenciam profundamente as minhas escolhas e essa é a razão pela qual acredito que são icónicas. Desde que tenho a meu cargo a coleção de tecidos para os móveis Molteni, quis estar segura de que combinariam sempre naturalmente com qualquer cor existente na divisão. Isso é o mais importante. Portanto, as cores não têm de ser demasiado fortes, mas a sua presença tem de ser marcante.

ELLEDeco: De forma resumida, como define o estilo da coleção que desenhou para estes closets? Creio que é um estilo feminino no corte, audaz nos tecidos e muito minimalista no seu conjunto. O seu pai, o conhecido fotógrafo Fabrizio Ferri, e a sua mãe, decoradora de interiores, inspiram de algum modo o seu trabalho?

M.F.: Claro, o meu pai mostrou-me a importância da luz e das cores, e a minha mãe é a melhor a criar ambientes e mestre a descobrir tecidos originais.

ELLEDeco: Quem é a mulher que usará esta coleção?

M.F.: É uma mulher que escolheu um closet Molteni, ou seja, que sabe o que quer e adora o ritual de se vestir.

ELLEDeco: Além das coleções têxteis para esta empresa italiana, que outros planos tem para este ano que a entusiasmem especialmente?

M.F.: Um novo projeto para Borgo Egnazia (um resort de luxo, em Fasano, no sul de Itália). Estou a decorar uma das villas dentro da propriedade e a fazer coleções de roupa e de lar exclusivas para essa villa. La Villa di Marta será o lugar onde os hóspedes podem desfrutar do meu mundo, rodeados da beleza natural daquele lugar maravilhoso.

 

Este artigo foi publicado originalmente na Elle Decoration , nº1, de Maio a Outubro de 2019. Siga a ELLE Decoration no Instagram.