10 Formas (Pouco Comuns) de Utilizar Pasta de Dentes no Dia-a-dia

Mas, afinal, o dentífrico não serve apenas para lavar os dentes? Por: Bárbara Pires -- Imagens: © D. R.

Utilizar dentífrico para lavar os dentes é algo tão óbvio quanto um mais um serem dois. No entanto, este não é o único fim para o qual o podemos utilizar, uma vez que o seu efeito branqueador pode ser bastante útil noutras situações do nosso quotidiano.

Em baixo, reunimos dez alternativas que a podem auxiliar na sua rotina, retiradas do livro A Senhora do Monte, escrito por Cláudia Costa e Tiago Lucena. Avisamos já: tenha sempre uma pasta de dentes à mão. Nunca se sabe quando vai ser precisa.

Aliviar o acne

Esta é a dica de todas as dicas. De forma a combater aquelas borbulhas que teimam em aparecer quando menos queremos (por exemplo, antes de um reencontro com os colegas da faculdade ou um casamento), aplique um pouco de pasta de dentes nas zonas afetadas. Contudo, tenha cuidado ao colocar o dentífrico, uma vez que este irá secar bastante o local em contacto com o produto.

Limpar a borracha das sapatilhas

Esfregue muito bem as solas dos seus ténis, com um pouco de pasta de dentes branca e, de seguinda, utilize um pano húmido para limpar a borracha. As sapatilhas vão parecer acabadas de comprar. #PalavraDeElle

Limpar a base do ferro de engomar

Com o passar do tempo, a base dos ferros de engomar ficam escuros e podem estragar as peças de roupa. Para inverter esta situação, esfregue a pasta de dentes na zona suja e, posteriormente, limpe com um pano húmido. As manchas irão desaparecer logo.

Aliviar picadas de mosquitos

Este truque funciona do mesmo modo que no caso do acne. Passe um pouco de pasta de dentes nas zonas afetadas e sentirá alívio devido à frescura.

Reparar arranhões em ecrãs de telemóveis, CDs e DVDs

Qualquer telemóvel, pouco tempo depois de comprado, é batizado com um pequena queda (e o nosso coração parece perder um batimento). E se algum risco o abençoou, nada tema. Passe uma camada fina de dentífrico sobre os riscos, deixe atuar durante 3 a 5 minutos e, por fim, limpe com um pano seco.

Evitar manchas nas orelhas

Antes de pintar o cabelo, envolva as suas orelhas com pasta de dentes. Com esta prática, vai ver as manchas saírem mais facilmente.

Limpar as manchas de tinta das unhas

Unhas manchadas é um grande ‘não’ e, com certeza, já lhe aconteceu ficar com manchas depois de uma atividade de bricolage. A solução é esfregar as unhas com uma escova e, claro, pasta de dentes.

Limpar joias e objetos de prata

As joias das nossas mães ou avós podem passar de geração em geração e ter um lugar especial no nosso coração. Todavia, sendo de prata, vão oxidando com o tempo e, por isso, a limpeza destas é um must. Para isso, esfregue-as bem com a ajuda de uma escova ou pano, deixe repousar por dez minutos, e de seguida, lave cada peça com água. Vão brilhar tanto que até encandeiam.

Desembaciar os espelhos

Imagine o seguinte cenário: acaba de tomar banho e quer acabar de se arranjar na casa de banho, mas o espelho está todo embaciado. Não vai querer correr o risco de fazer o risco do eyeliner dois centímetros acim da linha de água, certo? Por isso vai ter de se maquilhar noutra divisão qualquer. Mas e se o tivesse previamente limpo, quando estava ainda seco, com pasta dentífrica? O espelho não teria embaciado e teria o traço mais on fleek deste mundo.

Remover manchas dos tapetes

Esfregue a mancha com pasta de dentes e uma escova húmida, repetindo o procedimento até desaparecer a mancha. Vai parecer que o tapete esteve limpo desde sempre.