O Restaurante Almeja Volta a Viajar Até Lisboa Por Um Dia

Mas, desta vez, em versão fine dining. Por: ELLE Portugal Imagens: © D. R.

O chef João Cura e a mulher, Sofia Amaral Gomes, preparam-se para seguir até Lisboa no próximo domingo, 18 de outubro, e levar, dentro da mala de viagem, o seu restaurante Almeja. Sim, o espaço portuense vai a ganhar uma nova e momentânea morada no Faz Frio, no Príncipe Real, onde estará presente um pop up em versão fine dining.

Em três partes

Este regresso à capital – já em julho, havia ocupado o MISC by Tartar_ia – faz-se em três momentos: brunch, almoço e jantar. O primeiro irá começar às 11 horas e levará para a mesa iogurte, granola e fruta da época; alho francês braseado, romesco e ovas de trufa; shakshuka, ovo e pão de fermentação lenta; pastrami de língua, brioche e pickles; além de uma hokkaido french toast com chutney de ananás.

A este, segue-se o almoço, servido às 13 horas. Pensada ao pormenor, esta refeição será composta por pratos de abóbora hokkaido, cenoura, pevides e cogumelos; marmelo, tâmara, lardo e cereais; costelinha curada, mole e quinoa; cabeça de xara, escabeche e maçã; pão de fermentação lenta, manteiga caseira e azeite angélica; maitake, tupinambo e limão; mariscada, meuniére de toranja e algas; arroz negro de peixe, aioli e halofitas; bochecha ao vinho, salsifis e vegetais. Para terminar, há tiramisú e caril doce com gelado de coco, manga fresca e lima.

Já às 20 horas, chega o jantar. Seguindo a mesma linha que o almoço, este traz de volta o prato de arroz negro de peixe, assim como a cabeça de xara e a mariscada.

Tal como é habitual – especialmente nos tempos que correm -, as reservas são imprescindíveis. Para reservar uma mesa ao brunch (€35, por pessoa, sem bebidas), almoço ou jantar (€60, por pessoa, sem bebidas), pode fazê-lo através do contacto telefónico (222 038 120) ou do email geral@almejaporto.com.