Libre é o Novo Perfume da YSL Que Celebra a Liberdade Das Mulheres com Dua Lipa

Ser livre é a única regra que este perfume impõe. Imagens: D.R

A Yves Saint Laurent é uma marca que tem tanto de sensual como irreverente, desde sempre que a Maison desafiou as mulheres a quebrar barreiras sem medos. Só uma marca com um carisma enorme e um espírito livre poderia propor que as mulheres se apoderassem do smoking masculino. Em 1966 o designer propôs uma imagem feminina composta por um smoking extremamente elegante, até hoje esta é uma das imagens mais marcantes da casa de moda francesa.

É este arrojo que Yves Saint Laurent propunha à mulheres sem que estas perdessem a feminilidade que inspirou libre. Uma rebeldia cheia de liberdade e sensualidade que foi agora traduzida para o novo perfume da casa francesa.

Libre o novo perfume da YSL

Libre, como o nome denuncia, é uma ode à liberdade feminina. As sua base fougère, tipicamente masculina, é reinventada com notas de lavanda e flor de laranjeira. A estas junta-se a lavanda do sul de França, o âmbar, o neroli  e a mandarina. Uma composição desafiadora e arrojada, idealizada a quatro mãos por Anne Flipo e Carlos Benaïm, e o resultado é extraordinário.

Anne Flipo é a metade parisiense desta dupla de perfumistas. Anne cresceu no norte de frança e foi na cozinha e no jardim que apurou o seu olfato, é por isso natural que tenha um gosto especial pelas notas florais e frutadas. Uma paixão que se sente em Libre pela nota de lavanda escolhida por Anne Lippo. Mas nem com este aroma delicado e fresco, este perfume se torna um perfume tipicamente feminino.

«Achei que seria interessante revisitar uma estrutura masculina, o fougère, insistindo em detalhes que poderiam transformá-lo num perfume muito feminino. Eu queria criar um vício floral (…) Eu senti uma profunda ligação com este projeto masculino / feminino, porque expressa muito da minha própria personalidade. Sou muito feminina, mas tenho um lado masculino, o que me dá muita liberdade na minha maneira de viver. Eu sinto-me mais feminina, mais sedutora, mais genuína num smoking.», revelou Anne Flipo.

Além da dualidade feminino masculina este perfume leva-nos ao universo de Yves Saint Laurent, através de uma viagem olfativa. Yves tinha uma fascínio por Marrocos e isso foi levado para a fragrância. Carlos Benaïm é marroquino e como tal seria impossível não levar notas do norte de África para este aroma tão especial. «Todas as notas que uso são coloridas pela minha juventude em Marrocos. Havia muitas especiarias, jasmim. Em casa, comíamos pétalas de flor de laranjeira como sobremesa! Conhecer o relacionamento privilegiado de Yves Saint Laurent com Marrocos deu-me uma percepção muito especial das influências que esse belo país exerceu sobre ele. A sua luz única, contrastes, cores, estética …  são elementos de uma cultura que ele abraçou. Esses elementos estão presentes nas suas criações e na minha conceção deste perfume para a Yves Saint Laurent», explicou o perfumista.

Carlos Benaïm foi apresentado ao mundo da perfumaria pelo seu pai, que era farmacêutico em Tanger e destilava manualmente os seus óleos essenciais. Depois Carlos teve como mestre Ernest Shiftan, um dos maiores nomes da arte de fazer perfumes. Benaïm venceu nove vezes o Fragrance Foundation Awards pelas suas criações, e Libre é mais uma das composições absolutamente geniais. 


Também o frasco foi reinventado com o logotipo da marca, que é facilmente reconhecido, a adornar um frasco que tem tanto de elegante como de forte. A criação ficou a cargo de Suzanne Dalton.

Dua Lipa: Uma mulher YSL

A estrela pop começou a sua carreira em 2015. Nesse ano, lançou os seus primeiros singles, New Love e Be the One. A sua primeira tour europeia decorreu entre janeiro e novembro de 2016. Durante esse ano, lança uma série de singles, entre os quais Hotter than Hell. Em 2017, lança o seu primeiro álbum homónimo, Dua Lipa. O single New Rules, fortemente alusiva ao girl power, tornou-se um dos hits mais aclamados nos rankings norte-americano e britânico.

Fez história ao ser nomeada para 5 categorias dos Brit Awards 2018. O vídeo do seu hit single New Rules, o seu hino feminino de empowerment, ganhou mais de um bilião de visualizações no YouTube, tornando-a a artista feminina mais nova a atingir este recorde. Entre os diversos prémios que lhe foram atribuídos, a jovem cantora conta com três Brit Awards e dois Grammy awards, só entre 2018 e o ano corrente.

O segundo álbum de longa duração está previsto para ser lançado durante 2019.

Dua Lipa é uma mulher forte, jovem, e cheia de garra que personifica todos os princípios deste perfume. Por essa razão a cantora é o rosto desta campanha.

«A voz da sua geração, Dua Lipa representa os valores da independência e da liberdade que sempre foram parte do ADN de Yves Saint Laurent. É uma grande honra colaborar com uma artista tão nova e talentosa para a nossa nova fragrância feminina» afirmou, em comunicado, Stephan Bezy, International General Manager da Yves Saint Laurent Beauté.

«Eu identifiquei-me tanto com a campanha porque é sem medos. Eu defendo a importância de ser confiante, forte e poderosa e de não comprometer quem somos, o que fazemos e aquilo em que acreditamos, de estarmos sempre orgulhosos do que fazemos, e sinto que se liga na perfeição com a mesma filosofia que está por detrás da nova fragrância de Yves Saint Laurent.», explicou Dua Lipa.