Quatro Bebidas Saudáveis e Frescas Para Fazer em Casa

Só têm pontos a favor: são coloridas, refrescantes e saudáveis. Por: Carolina Adães Pereira -- Imagens: © D. R.

Porque os refrescos estão para o verão como o chocolate quente está para o inverno, pedimos a Mafalda Pinto Leite (autora do livro Cozinha Saudável), Iara Rodrigues (autora do livro Emagreça Sem Fome), Joana Limão (autora do livro Brunch) e Maria Inês Antunes (autora do livro Receitas Para um Superintestino), que partilhassem connosco uma receita de uma bebida saudável.

Infusão Refrescante de Rosas

Mafalda Pinto de Leite

Aqueça um litro de água filtrada ou de nascente, só até ficar quente, não deixe ferver. Junte duas colheres de sopa de pétalas de rosa biológicas secas (ou uma chávena de pétalas frescas) e uma colher de chá de sementes de cardamomo esmagadas. Tape e deixe criar infusão por uma hora ou de um dia para o outro. Coe e passe para um frasco ou garrafa de vidro. Coloque no frigorífico e deixe ficar bem frio. Sirva assim ou adoce a gosto com mel.

Os benefícios

Uma bebida refrescante, delicada e calmante. Feita com pétalas de rosas portuguesas e um toque aromático de cardamomo. Este tónico não só incentiva a regeneração e produção de colagénio como também ajuda a estimular o bom humor. Além disso tem poderes afrodisíacos – não admira que a rosa seja um dos símbolos do amor.

 

Água Aromatizada

Para prepará‐la, use um jarro ou pote de vidro com tampa, bem lavado. Acrescente 250g de fruta fresca. Entre as minhas opções preferidas estão os morangos frescos biológicos, mirtilos e a hortelã‐menta. Lave bem cada ingrediente, corte os morangos em quartos e separe as folhas de hortelã‐menta. Adicione água ao natural (cerca de dois litros) e, se quiser, dois paus de canela. Deixe repousar durante, no mínimo, uma hora ou até perceber que a água adquiriu um tom mais rosado. Sirva com gelo ou ponha na porta do frigorífico para ir bebendo ao longo do dia.

Os benefícios

Este tipo de águas é 100% natural e fácil de preparar em casa com frutos frescos, especiarias e ervas aromáticas a gosto. Têm um sabor suave e agradável, além de que são saudáveis e não têm açúcares nem adoçantes. Por isso mesmo, apresentam‐se como uma ótima alternativa aos refrigerantes ou à água simples.

 

Refresco de Madressilva

Joana Limão

Coloque a hortelã e o limão num jarro juntamente com a água. Com cuidado, “amasse” as flores (de madressilva) entre as mãos para que libertem os seus óleos essenciais. Adicione-as à água e misture tudo. Se quiser a bebida mais doce, adicione xarope de ácer a gosto. Deixe macerar durante, pelo menos, 40 minutos. Sirva fresco ou com pedras de gelo e algumas flores de madressilva para decorar.

Os benefícios

Criei este refresco deliciosamente floral graças às flores da madressilva que, além de estarem na época e se encontrarem abundantemente em vários jardins, têm inúmeros benefícios que promovem o nosso bem estar: são ricas em antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres, aliviam dificuldades respiratórias e podem acalmar a digestão.

 

Refresco de Kombucha, Limão e Perpétuas Roxas 

Prepare a kombucha ou utilize a de compra (natural, sem sabor). Junte o limão, as perpétuas roxas e muito gelo. Deixe repousar cerca de uma hora e o refresco está pronto a ser servido.

Os benefícios

Este refresco é probiótico uma vez que é feito com uma bebida que contém bactérias vivas importantes para reforçar a flora bacteriana natural do intestino e consequentemente trazer benefícios para a saúde de quem o bebe. O limão fornece vitamina C com ação antioxidante e anti‐inflamatória e as perpétuas roxas vão transformar esta infusão refrescante numa atraente bebida magenta a exalar aromas orais.

 

Este artigo foi originalmente publicado na ELLE de agosto de 2018.