Afinal É Ou Não Necessário Aplicar Protetor Solar Antes de Bases Com SPF?

Uma dermatologista respondeu à pergunta para um milhão de euros. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R. e Imaxtree.

Com a chegada do verão, chega também a altura de redobrar os cuidados com o sol. E se, durante as estações frias, a nossa base com um fator de proteção solar de 15 a 30 era suficente, agora precisamos de aumentar o valor do SPF dos produtos de beleza. Isso significa que, se quisermos continuar a utilizar a mesma base nesta altura do ano precisamos de usar, antes da maquilhagem, um protetor solar.

Quem o diz é a dermatologista e coordenadora do grupo português de dermatologia, cosmética e estética, Leonor Girão. Esta explicou à ELLE que, com os índices de radiação ultravioleta a atingirem, por norma, os 8, 9 ou 10 nesta temporada, a proteção solar é mais que obrigatória.

«Agora que estamos na primavera e no verão, devemos aplicar protetor solar antes dos corretores e das bases, porque, em geral, o fator de proteção destes produtos não chega para fazer uma proteção solar eficaz. Portanto, se vamos estar expostos ao sol ou simplesmente no exterior, devemos aplicar primeiro o protetor solar e depois uma base que também já tenha um fator de proteção», esclarece.

A maneira mais correta de proteger a pele

Para que a base fique homogénea e o protetor solar tenha tempo de fazer o seu efeito, este deve ser aplicado cerca de meia hora antes da maquilhagem.

Esta norma, segundo a especialista, deve ser seguida «sobretudo os protetores solares que sejam apenas filtros químicos. Esses precisam de algum tempo para exercerem a sua função, que é absorver e dissipar a radiação ultravioleta». Já  «os protetores solares que sejam minerais, a forma de proteger da radiação é por reflexão e, por isso, não precisam de ser aplicados com meia hora de antecedência. Precisam apenas de ser bem espalhados», adicionou.

Cuidados redobrados todo o ano?

Contudo, este movimento não é necessário durante os 365 dias que completam o ano. A proteção solar depende da intensidade da radiação ultravioleta. Por isso, na estação fria, quando os índices de radiação ultravioleta rondam, habitualmente, os 3, 4, 5, o fator de proteção solar pode ser mais baixo.

«No inverno não é necessário aplicar protetor solar antes da base, nos casos de pessoas que não tenham um problema cutâneo especial, como alergia ao sol, cancro de pele na face, lúpus ou urticária solar», afirma Leonor Girão. «Para as pessoas que não têm qualquer fator de risco os protetores e as bases que têm um índice de proteção entre os 15 e os 30 será o suficiente», conclui.

Veja, na galeria, em baixo, diferentes opções de protetores solares de rosto para aplicar antes da maquilhagem.