Há Oito Novos Perfumes no Repertório da Alexander McQueen

Sarah Burton criou uma coleção de fragrâncias que representa a natureza multifacetada da mulher McQueen. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © cortesia Alexander McQueen

Não se pode dizer que a marca Alexander McQueen seja particularmente conhecida pelas suas fragrâncias, sobretudo quando comparada com outras casa de luxo. Quando Alexander McQueen morreu, em fevereiro de 2010, apenas dois perfumes haviam sido lançados: o Kingdom, em 2003 e o My Queen, que surgiu dois anos depois. Mas a história da perfumaria da casa de Moda britânica está agora a ser reescrita, pela mão da atual diretora criativa. A prová-lo está a coleção de oito fragrâncias que acaba de conceber, em conjunto com o perfumista Pierre Aulas, e que, de acordo com informações avançadas pelo site WWD, é inspirada no perfume McQueen, o primeiro idealizado por Sarah Burton para a marca, em 2016.

O sinal mais visível desta inspiração reside no exterior: estes novos oito perfumes têm todos um frasco muito idêntico ao de McQueen, semelhante a um peróla negra com penas douradas no topo, mas apresentam-se em diversas cores e, por extensão, diversos aromas. Dos mais florais aos mais orientais, representam a natureza multifacetada da mulher McQueen. O Celtic Rose, por exemplo, é descrito pela marca como sendo uma fragrância floral delicada, assente em pétalas de rosa. Já o também floral Blazing Lily é ligeiramente mais picante, ao passo que o Luminous Orchid, com notas de baunilha e café, se aproxima mais dos aromas orientais.

A estas três fragrâncias juntam-se o Amber Garden, um perfume oriental que inclui notas de especiarias como cardamomo, noz-moscada e canela; o Sacred Osmanthus, com notas de chá preto fumado; e o Vetiver Moss, com raiz de orris na sua composição olfativa. A coleção fica completa com o Dark Papyrus e o Everlasting Dream. Os dois combinam frescura e intensidade, mas o primeiro aproxima-se mais da família dos florais e o segundo dos aromas amadeirados.

Esta coleção, que foi apresentada em exclusivo nos armazéns Harrods, em Londres, no primeiro dia de agosto, ficará inteiramente disponível, a partir de 1 de setembro, no site da Alexander McQueen e em espaços selecionadas, como a Saks Fifth Avenue, em Nova Iorque. Não há, para já, informação sobre a chegada da mesma a Portugal.