Penteados para Casamento: Como Escolher o Acessório de Cabelo Certo para Si

Escolher o penteado para casamento certo não te de ser um drama, a solução pode estar num acessório de cabelo. Por: Margarida Brito Paes -- Imagens: © D.R

A época dos casamentos está quase a começar. Escolher um penteado para casamento é, muitas vezes, um dos grandes dilemas nestas alturas. Uma das grandes tendências de 2019, no que diz respeito aos cabelos, são os acessórios. Existem opções para noivas e para convidadas, e podem ser a solução perfeita para um cabelo impecável.

Para saber como devemos escolher estes acessórios a Elle falou com Catarina Vassalo, designer da marca de chapéus e tocados Cata Vassalo. Se acha que o mais importante na hora de escolher uma peça destas é a cor, o tamanho ou a forma, está enganada, o mais importante nada tem a ver com os atributos estéticos. «A hora do dia em que vamos usar o acessório de cabeça é o mais importante. Se a cerimónia for durante o dia, podemos exagerar no tamanho. Mas se a festa for à noite devemos optar por algo mais pequeno, por outro lado, podemos abusar mais dos brilhos», esclareceu Catarina.

A segunda dúvida que quisemos ver esclarecida foi se a estrutura física devia influenciar o tipo de acessório que escolhemos, tal como a forma do nosso afeta forma como um vestido nos fica. A designer de tocados desvalorizou a questão: «Acho que as pessoas tendem a achar que a estrutura física tem mais influencia do que na realidade tem. Claro que se uma pessoa for baixa é mais aconselhado que use um tocado em vez de um grande chapéu, que a vai tapar muito mais. Da mesma maneira que uma pessoa com uma casa mais redonda deve optar por linhas mais estilizadas».

A partir de que horas se deve usar chapéu

O protocolo manda que se usem chapéus apenas nas cerimónias matutinas, sendo permitido o uso de chapéu até às 15h. No entanto, se tiver um casamento   perto das 14h e o copo de agua apenas começar depois das 17h, o mais correto é usar chapéu durante a cerimónia e retirar para o jantar. Apesar do protocolo ser claro, em Portugal o uso de chapéus e tocados não é muito habitual em Portugal, ao contrário do que acontece em Espanha onde é uma prática muito comum. No entanto, esta é uma moda que tem crescido, muito por influência dos casamentos da família real inglesa onde o uso de chapéu é obrigatório.

 

Veja na galeria em baixo alguns acessórios de cabelo.