O Passo a Passo da Maquilhagem de Luís Buchinho no Portugal Fashion

O tutorial da maquilhagem perfeita para embarcar em altos voos. Imagens: © Rossana Mendes Fonseca.

Terra foi deixada para que a coleção de Luís Buchinho subisse à passerelle. Nesta sexta-feira, 15 de março – o segundo dia do Portugal Fashion -, o voo foi alto e teve no guiador uma mulher aventureira. Com autorização para aterrar na Alfândega do Porto, as pioneiras da aviação tornaram naturalmente obrigatórios os óculos de sol, que, ainda assim, não colocaram a maquilhagem em segundo plano.

Os looks de beleza concentraram-se no olhar, metalizado e intenso, mesmo sem máscara de pestanas ou a ajuda do modelador de pestanas. O rosto manteve-se natural e os lábios apagados.

Da tela em branco à obra completa

Para concretizar esta maquilhagem, deve começar por aplicar um concealer com uma boa cobertura – não muito grossa, mas opaca e matte, como o waterweight da M.A.C – com um pincel suave. O maquilhador Paulo Almeida aconselha utilizar, na realidade, um pincel para pó, uma vez que «deixa uma camada fina, dá uma boa cobertura e não é necessário muito produto para o conseguir», explicou à Elle nos bastidores do evento.

Com a pele pronta, é a vez de passar ao foco deste look. De modo a refletir a estética da coleção, as sobrancelhas são bastante masculinas – logo, fartas e direitas. Depois de preenchidas com um lápis, é altura de aplicar um gel invisível para sobrancelhas, trabalhando-o na direção contrária ao pêlo. À medida que as for penteando, ganham naturalmente a forma certa.

De seguida, aplique a sombra Quite Natural, da M.A.C. Esta é uma sombra em creme que dará não só profundidade ao olho, mas também irá ajudar com que o produto que será posteriormente colocado fique bem fixo. Além disso, «vai dar um toque de cinzento, um undertone de cinzento, que aparenta aquele ar mais gasto, mais empoeirado, à maquilhagem», nota o maquilhador. Por cima dessa, coloque uma sombra metalizada. «Não pinte o olho. Primeiro calque a sombra, para ficar bem intensa e depois, sim, pode esbate-la, mas apenas nos limites externos», aconselha Paulo.

Como se de eyeliner se tratasse, desenhe uma linha junto à raiz das pestanas com um lápis castanho. Depois, com um cotonete ou um pincel, esbata, com movimentos circulares, em direção à zona inferior do rosto, para dar mais intensidade na raiz da pestanas. «É como se a sombra tivesse sido queimada nos olhos», esclarece o maquilhador. «O que queremos é um degradé entre o cobre e o castanho». Os olhos são finalizados com o gloss Pretty Pepper, da linha Every Shade of You (que ainda não está disponível em Portugal), para dar um brilho extra.

De novo no rosto, aplique a sombra Quite Natural (sim, a mesma que utilizou nos olhos) no espaço que fica para encovado quando morde as bochechas (como se fizesse boca de peixinho). Mas atenção, não é para fazer contorno, por isso não prolongue o produto até às orelhas como faria se estivesse a esculpir a face.

Por fim, com o concealer que utilizou anteriormente, aplique nos lábios. «É sem cor», sublinha o artista. «E não coloque hidratante. É lábio seco», completa.

As maquilhagens do Portugal Fashion são realizadas com produtos da M.A.C, parceira oficial do evento. No entanto, pode recriar o look com produtos similares de outras marcas.

Veja o passo a passo da maquilhagem em imagens na galeria, em cima.