Marshmallow É O Ingrediente Que Vai Acalmar A Sua Pele E Deixa-la Hidratada

Afinal, não precisa de acertar (só) com o marshmallow na boca. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R.

Quando pensamos na palavra ‘marshmallow’, uma goma esponjosa, super doce e, por norma, cor-de-rosa surge na nossa mente. Mas o que provavelmente não sabia é que esta guloseima que vemos frequentemente ser assada em fogueiras, nos filmes ou séries americanos, é também o nome de uma planta com propriedades regeneradoras e calmantes para a pele (isto quer dizer que podemos comer este doce sem culpa, com o argumento de que, como a receita original da goma incluía a planta, é saudável?).

Marshmallow, que na lista de ingredientes dos produtos de beleza pode também surgir através da designação althaea officinalis, é utilizada há já vários séculos, devido às suas propriedades medicinais. «Tradicionalmente, a planta tem sido utilizada para tratar queimaduras e picadas de insetos», explicou Kenneth Howe, dermatologista norte-americano, ao Birdie. Pedro Catala, cosmetologista e fundador do Twelve Beauty, acrescentou, em entrevista à Glamour, que este era dado também «aos bebés para que estes mordessem a raíz enquanto os dentes estavam a nascer», além de ser «um ingrediente popular em elixires bocais, uma vez que ajuda a reduzir o inchaço e dor nas gengivas».

A chegada ao universo da beleza

Contudo, com a evolução da ciência, descobriu-se que o marshmallow podia ser, dado os seus efeitos antimicrobianos, anti-inflamatórios e de regulação das reações imunológicas, adaptado ao mundo da beleza. Várias marcas começaram a integrar este ingrediente na composição dos seus produtos, especialmente nos adequados a peles mais sensíveis ou intolerantes.

«O marshmallow contém níveis elevados de pectina e amido, além de conter bastante mucilagem, que formam um gel protetor e calmante para a pele quando combinado com água», esclarece Lorraine Dallmeier, diretora da escola de ciência cosmética orgânica Formula Botanica, à Glamour. Assim, este torna-se num «hidratante eficaz na regeneração da pele, especialmente para quem tem uma pele fragilizada».

As fórmulas dos produtos enriquecidas com o extrato desta planta, nomeadamente da raíz desta – uma vez que a concentração das propriedades regenerativas e calmantes é mais elevada nesta parte – são ideias para ajudar a tratar de zonas mais irritadas da pele, por exemplo, depois de queimaduras do sol.

Veja na galeria, em cima, cinco sugestões de produtos – desde cremes de dia a leites de limpeza – que incluem marshmallow na composição.