Ver Os Desfiles Da Semana de Moda de Nova Iorque Foi Como Rever ‘Euphoria’

As maquilhagens ousadas da série também já chegaram às passerelles. Por: Inês Aparício -- Imagens: © Imaxtree.

Os designers que integram o calendário da Semana de Moda de Nova Iorque são tão humanos quanto nós e, por isso, têm uma lista de séries que acompanham religiosamente. Euphoria é certamente uma delas, ou não teriam estes escolhido maquilhagens coloridas e gráficas, tal como Jules, Kat, Maddy ou Rue usam no drama da HBO, para completar as suas propostas para a primavera/verão 2020.

Ainda que não haja uma definição exata ou uma espécie de receita com o verdadeiro método de preparação para o que é considerado um look Euphoria, a verdade é este geralmente envolve muita cor, brilho e linhas gráficas. No fundo, uma mistura entre ousadia e rebeldia, com uma pitada de expressão pessoal. E foi tudo isto que chegou às passerelles de criadores como Chromat, Pyer Moss, Jason Wu ou Marc Jacobs. Desta vez, sem filtros de Instagram.

Enquanto que Anna Sui pareceu ter copiado exatamente uma das maquilhagens de Jules, a personagem interpretada por Hunter Schafer, na série – uma sombra amarela, com uma linha branca ao longo na pálpebra -,  Tadashi Shoji, Jason Wu e Pyer Moss reinventaram, cada um de sua forma, o look da mesma atriz no baile, em que as suas maçãs de rosto e os olhos eram cobertos com uma tonalidade de rosa.

O significado da maquilhagem na série

Em Euphoria, a maquilhagem não é tudo, mas é um dos elementos de destaque da série. Mais do que embelezar, esta reflete a personalidade e evolução das personagens ao longo dos episódios.

«Os looks da Jules na escola foram criados de modo a parecerem rápidos, para o momento, e não demasiado pensados», esclarece Doniella Davy à Interview Magazine. «São ousados e divertidos, e por vezes mais escuros e estranhos. São definitivamente um espelho das suas emoções. Cada um dos looks está diretamente ligado ao que ela está a passar naquela cena em particular. O eyeliner em forma de nuvem [uma das opções que pode experimentar através do filtro de Instagram] significa que ela está completamente com a cabeça nas nuvens, nesse momento. Depois, quando a temporada progride, os looks tornam-se um pouco mais obscuros», notou.

Contudo, esta não é a única cuja maquilhagem traduz o seu estado de espírito. As cores vibrantes e a pedraria utilizadas nos looks de Maddy, que tornou o eyeliner numa imagem de marca, mostram que esta quer ser o centro das atenções, a ‘rainha’ do grupo, enquanto deixam transparecer alguma vulnerabilidade. Já Cassie, no decorrer da série, vai reduzindo a quantidade de maquilhagem que usa, acompanhando as desilusões nos relacionamentos e o modo como vê o amor.

Veja na galeria, em cima, os looks de maquilhagem que parecem ter sido tirados de Euphoria e colocados nas passerelles da Semana de Moda de Nova Iorque.