O Passo a Passo de Uma das Maquilhagens do Desfile de Marques’Almeida

Um eyeliner imperfeito é, na realidade, perfeito para este look. Imagens: Rossana Mendes Fonseca.

Três é a conta que Deus fez, dizem. E Marques’Almeida também. Pelo menos no que à maquilhagem diz respeito. Pois, para completar as propostas para o outono-inverno 2019 apresentadas no último dia do Portugal Fashion, a dupla optou por escolher três looks de beleza: um mais natural, outro mais colorido e, por fim, um mais intenso.

Nos bastidores, descobrimos que este último é simples de recriar, mesmo para quem pensa que o momento de desenhar o eyeliner é uma pequena viagem ao inferno. Assim, mostramos-lhe o passo a passo deste look, no qual a palavra-chave é a imperfeição.

Da tela em branco à obra completa

Depois da pele e lábios hidratados – uma etapa importante para que a face fique bonita e preparada para a maquilhagem, sublinha Victor Maresco, o maquilhador que nos explicou o passo a passo deste look -, aplique a base com um pincel de pelo natural. A preferência por esta ferramenta prende-se com o acabamento desejado para o look. «Neste caso, como a pele é matte e deve ter uma boa cobertura, não quero que se note o produto. Assim, o pincel natural garante que a base fica bem espalhada e fundida com a pele», esclarece o artista. O rosto é terminado com a aplicação de pó translúcido, de forma a matificar a pele e tornar a maquilhagem mais duradoura.

«O matte da pele é contrastada pelo cremoso dos olhos negros», nota Victor Maresco antes de continuar. «A sensação é que foi a própria modelo que se maquilhou, por isso a linha que vamos desenhar nos olhos não é perfeita, nem esfumada. Não há problema se o traço não ficar direito, porque, assim, torna a maquilhagem mais real», completa.

De modo a consegui-lo, utilize um lápis preto, bastante cremoso, para desenhar um traço junto à linha das pestanas superior (como se do eyeliner se tratasse) e inferior. Este risco na parte inferior do olho é, na verdade, por baixo da linha das pestanas e não pela linha de água, para obter um efeito mais arredondado. «Se colocássemos na linha de água daria mais profundidade, além de ficar mais reto», frisa o maquilhador. Una ambas as linhas, passando pela glândula lacrimal.

Com um pincel limpo, dê batidinhas suaves por cima destes traços, criando o efeito de que o produto naturalmente borratou ao longo do dia. «É manchado e não esfumado», salienta o profissional. De seguida, as sobrancelhas são penteadas com uma máscara transparente, a Brow Set – Clear, da M.A.C..

Os lábios são secos com um lenço, para que, tal como a pele, fiquem matte e, por fim, é aplicado novamente pó translúcido, de modo a garantir que não fica nenhum brilho no rosto.

As maquilhagens do Portugal Fashion são realizadas com produtos da M.A.C, parceira oficial do evento. No entanto, pode recriar o look com produtos similares de outras marcas.

Veja o passo a passo da maquilhagem em imagens na galeria, em cima.