À Flor da Pele: A Rotina de Beleza de Matilde Breyner

Falámos com a atriz sobre tudo o que é beleza. Imagem: © Instagram Matilde Breyner

Na hora de se maquilhar, Matilde Breyner é muito prática. Na hora de cuidar da pele e do cabelo, também o é. Há produtos que andam sempre consigo, como o protetor solar da Isdin, e outros que não troca nem por nada, como o perfume Gingembre, da Roger & Gallet, que usa há mais de uma década. Falámos com a atriz de 34 anos sobre tudo o que é beleza: das rotinas às filosofias.

 

Cuidados de pele

 

No geral, que cuidados tens com a pele?

Bebo muita água e há uns anos cortei com os refrigerantes. A celulite não perdoa!

Com o rosto, tens algum cuidado especial?

Como tenho a pele clarinha e muitas sardas aplico todo os dias o fluido anti manchas Foto Ultra 100, da Isdin. E ando sempre com o meu boné atrás para proteger a cara.

Como é a tua rotina de beleza de manhã?

De manhã aplico sempre um hidratante de rosto, que é o mesmo há alguns anos: o creme de rosto de noite da Cien. É o creme que melhor se adapta ao meu tipo de pele. Uso sempre o creme de noite, independentemente da altura do dia. Já experimentei tudo, e este continua a ser o que melhor funciona comigo! No corpo, aplico diariamente hidratante com um pouco de óleo de argão, principalmente no verão. O óleo de corpo da Caudalie também é sempre uma boa alternativa.

E à noite?

Lavo sempre o rosto no banho com um gel de limpeza facial. Depois passo um algodão com água micelar e de seguida aplico o hidratante. Quando a pele está muito seca também misturo um pouco óleo de argão no creme hidratante de rosto e no dia seguinte acordo com pele de bebé.

Durante o dia (re)aplicas algum produto?

Tenho sempre na carteira o protector solar da Isdin, que vou reaplicando ao longo do dia.

 

 

Maquilhagem

 

Como é a tua rotina de maquilhagem?

Não saio de casa sem pentear e preencher as sobrancelhas. Sou obcecada por sobrancelhas! E aplico sempre blush. De resto, keep it simple!

E quando te maquilhas, quais os produtos que usas sempre?

Sou fiel ao Eyebrow Corrector da Make Up Forever, para preencher as sobrancelhas. De resto, gosto de experimentar coisas novas, nomeadamente blush e máscara de pestanas.

Há algum produto novo que estejas a adorar?

Estou a gostar muito do Instant Moisture Glow da Yves Saint Laurent para aplicar antes da maquilhagem. Como não uso base, esta é uma óptima alternativa.

Quando queres uma maquilhagem mais especial, o que costumas fazer?

Sempre preferi uma maquilhagem simples a uma maquilhagem muito elaborada. Gosto daquele tipo de maquilhagem que quase não se vê mas está lá. Por isso quando quero uma versão mais especial, utilizo sempre iluminadores e pó bronzeador (com muito brilho) e máscara de pestanas.

Gostas de ser maquilhada ou preferes maquilhar-te?

Gosto muito de me maquilhar. Sei muito bem o que funciona melhor comigo e acho que tenho algum jeito para me maquilhar, mas não tenho jeito nenhum para maquilhar outras pessoas.

E a tua pele ressente-se muito com a maquilhagem que usas em dias de trabalho?

Tenho uma pele muito sensível, faço muita alergia a algumas maquilhagens, e em trabalhos de longa duração, como uma novela, por exemplo, é frequente aparecerem-me eczemas em redor dos olhos. Por isso, quando estou a trabalhar tenho ter alguns cuidados extra. Uso sempre um sérum antes do creme hidratante, para criar uma boa base na pele e uso um creme de olhos também. Ultimamente tenho usado os produtos da Roc, que se adaptam muito bem ao meu tipo de pele e ajudam a evitar o aparecimento de irritações.

 

Perfume

 

Que perfume mais usas?

Uso o mesmo perfume há mais de 10 anos! Sou-lhe fiel, não consigo mudar. Já tentei fazê-lo, porque estou tão habituada ao perfume que já não lhe sinto o cheiro, mas não consigo. Sou muito sensível a cheiros e acho muito difícil encontrar um perfume que seja equilibrado. Gosto de aromas leves e frescos. O meu perfume é o Gingembre, da Roger et Gallet. Normalmente descrevo este perfume como sendo uma água de colónia para adultos. Ou seja, tem aquela leveza dos perfumes de crianças mas, ao mesmo tempo, uma certa maturidade que lhe dá um toque mais sério.

 

Cabelo

 

Que preocupações tens com o cabelo?

Considero o meu cabelo como sendo a minha imagem de marca. Sempre tive um bom cabelo e faço de tudo para que isso se mantenha. Corto as pontas regularmente, utilizo sempre máscara e amaciador e hidrato o cabelo com óleo de argão pelo menos uma vez por semana, durante a noite.

Que produtos usas habitualmente?

Tento sempre utilizar o verdadeiro óleo de argão de Marrocos. Mas, em alternativa, tenho um que compro em Los Angeles de uma marca que se chama One N’ Only. O da Moroccanoil também é muito bom. Quanto a champô, amaciador e máscara, gosto muito dos produtos da Kérastase. Mas de vez em quando vou alternando com produtos da L’Orèal que compro no supermercado (a máscara de óleo de coco da L’Orèal Elvive é espectacular).

Quanto a cortes e cores, és de fazer muitas mudanças?

Durante muitos anos, praticamente toda a minha vida, tive o cabelo comprido. Há dois anos cortei-o bem curto e gostei muito da mudança. Nestes últimos dois anos já fui loira platinada, morena e ruiva. Agora estou a tentar deixá-lo crescer outra vez e estou a evitar pintar o cabelo porque ele está muito estragado por causa do meu trabalho. Vamos ver o que me espera no próximo projecto…

 

Corpo

 

Que cuidados tens com o corpo?

Faço exercício regularmente e tenho muito cuidado com a alimentação.

Tens alguma rotina de exercício físico?

Quando estou a fazer um projecto é mais difícil ir ao ginásio com regularidade, mas tento sempre ir pelo menos duas vezes por semana. Quando não estou a trabalhar, vou pelo menos quatro vezes. Agora que estou nos Estados Unidos faço caminhadas todas as manhãs.

E com a alimentação, és muito regrada?

Tenho a sorte de poder comer um pouco de tudo e durante boa parte da minha vida fiz dieta para engordar. Hoje em dia sinto-me muito bem com o corpo que tenho mas, ao contrário da maioria das pessoas, o meu objectivo é não emagrecer. Por isso é que preciso de ir ao ginásio regularmente e comer muito, mas de forma saudável. Evito comer fritos e cortei com os refrigerantes. Adoro sopa, com batata!

O que é, para ti, a beleza?

Beleza para mim é sinónimo de confiança. Não há nada mais bonito do que uma mulher confiante.

Ser ou estar bonita?

Ser bonita. Por dentro. O resto vem por acréscimo.