À Flor da Pele: A Rotina de Beleza de Joana Santos

A limpeza e a hidratação da pele são passos essenciais na rotina de beleza da atriz. Por: Cátia Pereira Matos -- Imagem: © D.R

Atualmente, vemo-la no horário nobre da SIC, na telenovela Vidas Opostas, e pensamos que Joana Santos sempre quis ser atriz. Mas a escolha por um percurso na representação não foi premeditada: simplesmente aconteceu.

Aos 19 anos, e após uma brevíssima participação no filme Alice, Joana Santos conquistou um lugar no pequeno ecrã. Personagem atrás de personagem, aprendeu a tratar por ‘tu’ as câmeras e a superar-se a cada novo projeto. Em 2011 reencontra-se com o cinema, com três filmes: as longas-metragens E O Tempo Passa e O Que Há de Novo no Amor, e a curta O Tempo de Duas Músicas. Nesse ano também assume um papel principal na telenovela Laços de Sangue.

Em dias de gravações é inevitável escapar à maquilhagem. Portanto, quando não está a gravar, Joana faz questão de se manter au naturel. Fomos conhecer os cuidados de beleza da atriz e os produtos que a acompanham desde sempre e para todo o lado.

 

Cuidados de pele

 

Que cuidados tens com a pele?

Como tenho pele seca, tenho de a hidratar muito bem. E faço uma esfoliação no corpo de duas em duas semanas.

E com o rosto, tens algum cuidado especial?

Os cuidados normais. Todos os dias de manhã coloco um creme hidratante com protector UV 30 da Kiehl’s, tanto no verão como no inverno. E agora, com o cansaço da novela de manhã, coloco um creme próprio para a zona dos olhos, que é muito refrescante.

E qual é a tua rotina de noite?

Assim que chego a casa, a primeira coisa a fazer é desmaquilhar e limpar muito bem a pele. Ponho muito (mesmo muito) creme Nivea na cara.

Ao longo do dia, aplicas alguma coisa?

Se não estiver a trabalhar tento reaplicar o creme com proteção UV.

Que produtos tens sempre na carteira?

Uma bolsinha com o creme hidrantante, desodorizante, perfume, pasta de dentes, água termal e um hidratante de lábios da Isdin de que já não prescindo.

 

Maquilhagem

 

Quanto a maquilhagem, qual é a tua rotina?

Quando estou em gravações chego a passar 12 horas maquilhada. Por isso quando não estou a trabalhar não me maquilho, a não ser para jantar fora ou sair à noite.

Que produtos usas sempre?

Uma base muito soft só para esconder a rosácea. Um blush, lápis preto nas pálpebras, muita máscara de pestanas e está feito.

E quando queres uma maquilhagem mais especial, o que é que costumas fazer?

Não arrisco muito, confesso. Nesse caso prefiro que me maquilhem.

Gostas de ser maquilhada ou preferes maquilhar-te?

Gosto de ser maquilhada.

A tua pele ressente-se muito com a maquilhagem que usas para efeitos de trabalho?

Noto isso principalmente no inverno. Sinto que a mina pele fica mais reactiva, seca e com tendência para a rosácea. Tenho de hidratar bem a pele e beber muita água.

 

Perfume

 

Que perfume mais usas?

O Eclat d’Arpège, da Lanvin.

Por alguma razão em especial?

Deram-me uma amostra deste perfume numa perfumaria e nunca mais o larguei. Há anos que o uso.

És fiel a um só aroma ou gostas de variar de fragrância?

Na adolescência andava sempre a trocar de perfumes, agora sou fiel a este. Todos os anos, pelo natal, alguém da família me oferece um frasco.

 

Cabelo

 

Que preocupações tens com o cabelo?

Como tenho de esticar o cabelo todos os dias, no trabalho, tento ter alguns cuidados. Uso sempre champô e amaciador, faço uma máscara para o cabelo de duas em duas semanas, e hidrato as pontas.

Quanto a cortes e cores, és de fazer muitas mudanças?

Às vezes. Há alturas em que me apetece arriscar mais.

 

Corpo

 

Há algum cuidado que tenhas em particular?

Como tenho a pele seca coloco creme todos os dias. Este verão descobri um espectacular. É um creme da Rituals que deixa o corpo super fresquinho.

Como é habitualmente a tua rotina de exercício?

Ultimamente não tenho tido muito tempo para fazer exercício. Mas bem, subo quatro andares de escadas todos os dias, e várias vezes. Acho que isso conta como (algum) exercício.

E com a alimentação, és muito regrada?

Não faço dietas e como de tudo, mas tento ter uma alimentação equilibrada e não fazer excessos.

O que é, para ti, beleza?

A beleza… Podia dizer que é tudo o que me faz sentir bem, mas não se pode resumir a beleza a uma só coisa. Afina, dentro do feio também existe o belo. Por exemplo, no cinema, uma cena que nos faz chorar ou que nos arrepia não deixa de ter a sua beleza.

E ser ou estar bonita?

Ser bonita.