Há Uma Razão Para Não Espalhar a Base Com as Mãos

Este erro pode arruinar por completo a sua maquilhagem. Por: Margarida Brito Paes -- Imagens: D.R. e Imaxtree

Entre dar um salto da cama, escolher o que vestir e tomar o pequenos almoço, não sobra muito tempo para a maquilhagem. Muitas vezes o que procuramos é uma forma prática de aplicar os produtos essenciais para um maquilhagem simples. Muitas de nós acabam por espalhar a base com as mãos, logo depois do creme, porque esta aparenta ser a forma mais rápida de o fazer. Percebemos a ideia, também a tínhamos, mas temos que lhe dizer que esta escolha não é a melhor opção, nem a mais rápida.

«Porquê?!» , foi o que perguntámos em tom quase indignado a Ana Camba, maquilhadora da Guerlain. A primeira razão é o movimento usado para aplicar a base líquida, que tende a ser semelhante ao que usamos para espalhar o creme de dia, e acaba por não chegar a todas as zonas do rosto.  «Inevitavelmente aplicamos sempre a base como o creme de dia, quando a aplicamos com as mãos,  de dentro para fora , muitas vezes o que acontece é que as linhas em torno do rosto ficam com excesso de produto, porque é onde movimento das mãos termina. Enquanto que com pincel, apesar de também aplicados os produtos de dentro para fora conseguimos ir à volta do rosto e esbater o produto.», explicou Ana à Elle.

Outro problema desta aplicação manual é o aquecimento mais rápido da base, que além de, em alguns casos, alterar ligeiramente as propriedades da base, também dificulta uma aplicação  uniforme, pois seca mais rapidamente e por isso cria manchas com maior facilidade, já que tende a «deixar resíduos».

A solução

Não é impossível conseguir uma aplicação perfeita apenas utilizando as mãos, simplesmente não vai ser mais rápida do que quando feita com o pincel. «Para fazer uma aplicação correta da base apenas com as mãos é preciso espalhar o produto com calma e com quantidades mais pequenas», esclareceu Ana Camba.

Veja na galeria em baixo alguns pincéis que podem mudar a sua rotina de maquilhagem para melhor.