#ELLEbeautyclub: Um Olhar Mais Descansado em Tempos de Ansiedade

Se os olhos são a janela da alma, as minhas as olheiras são o espelho do cansaço. Por: Carolina Adães Pereira Imagens: © D. R.

Não sei como vocês têm estado, mas eu ando a dormir muito mal. Toda a ansiedade relacionada com esta situação, ajustar rotinas diárias e tentar fazer com que o meu corpo e a minha mente percebam, de uma vez por todas, que o sítio onde como e convivo é o mesmo sítio em que trabalho está a ser um desafio. E a minha cara é um reflexo disto tudo. Principalmente os olhos. As sombras no contorno de olhos já se fixaram naquele terreno há dias e, pelo que me está a  parecer, não vão experimentar novos ares nos próximos tempos.

Deixem me contextualizar: tenho olheiras desde que… me conheço por gente, muito provavelmente. Hoje é consequência de uma série de factores, mas houve uma altura em que a herança genética era a única culpada. Sim, um dos motivos para a existência de olheiras ou os papos no contorno de olhos é a predisposição genética (como em quase tudo na vida). O cansaço, hiperpigmentação, alergias e pele desidratada podem ser outros dos motivos. Mas porque é que tudo isto se revela no contorno dos olhos? Simples: a pele próxima da zona ocular é três a cinco vezes mais fina que o resto da pele do rosto. A diferença de espessura faz com que o contorno de olhos seja mais sensível e frágil que o resto da tez; desta forma, merece um cuidado especial também.

Team Creme de Olhos a 100%

Bem sei que o tema “creme específico para olhos” tem sido muito debatido, com alguns especialistas a dizer que não é necessário e outros sim. Pessoalmente, sou da equipa creme de olhos. Mais do que pelo efeito iluminador ou de lifting, quero que o meu contorno de olhos esteja hidratado e confortável e é precisamente esse o factor em que estou a trabalhar. Se era bom não ter olheiras? Era, pelo menos não tão marcadas, mas no meu atual estado é impossível. As horas que devo à cama continuam a acumular-se, se calhar não estou a reaplicar o protetor solar as vezes que precisava (sim, leu bem. Também devemos pôr SPF no contorno de olhos) e as alergias da primavera também não estão a cooperar. A única coisa que abona a meu favor é mesmo o creme de olhos, todos os dias de manhã e à noite. Sempre. Não há desculpas… excepto quando se usa os patches de olhos Lift & Repair da Esthederm, como aprendi nestas duas últimas semanas. Com ação de lifting e anti-fadiga, fizeram um pequeno milagre no meu semblante cansado.

Tenho um problema com máscaras de olhos: escorregam, é difícil encontrar um par que se adapte à forma do meu olho e, no que diz respeito a resultados, acho que podiam ser sempre melhor. Este tratamento da marca francesa foi uma surpresa em todos os pontos. A experiência de utilização foi muito confortável: o patch é (quase) horizontal, sendo fácil moldar o tecido ao contorno. E o resultado é muito positivo: o efeito antifadiga que a embalagem anuncia não é marketing, é mesmo verdade! O tempo indicado é de 5 a 15 minutos. Sinto que 10 minutos é suficiente para os resultados imediatos. O tom mais escuro, principalmente na parte da olheira perto do canto interior, é significativamente atenuado. Se calhar, a culpa é da cafeína (que está na sua fórmula e é um dos ingredientes associado ao combate da pigmentação e do inchaço). Em resumo: se ainda não percebeu,  sempre que tenho usado os patches Lift & Repair nas últimas duas semanas, é como se tivesse dormido 8 horas seguidas bem dormidas.

Um record do Guiness

Uma pequena curiosidade para terminar o club desta semana: sabia que os músculos de olhos estão no livro do Guiness como os músculos mais ativos? São mais de 100.000 micro movimentos todos os dias, incluindo o tempo em que dormimos. Da próxima vez que se questionar a si própria se precisa mesmo de tratar e mimar o contorno de olhos (ou a mim porque com toda a certeza, a questão sobre qual o creme de olhos milagroso está no top 5 de perguntas que eu mais recebo), lembre-se que esta é uma zona de muito trabalho. Trate, sim. Mime, sim. E em relação ao descanso, se viaja no mesmo barco que eu, estamos juntas!

 

 

Os patches Lift & Repair, cinco saquetas, cada uma com dois discos, €29,00, da Institut Esthderm. Disponível em farmácias e parafarmácias.