Gigante da Beleza Compromete-se a Mostrar uma Beleza Mais Real

Mais um passo em direção a uma maior diversidade na cosmética. Por: Inês Aparício -- Imagens: © D. R.

A percentagem de mulheres que acredita que as fotografias utilizadas em publicidade e media são digitalmente manipuladas, para inaltecer a beleza das modelos, é de 92%, segundo a CVS Pharmacy. Por esta razão, a cadeia norte-americana de cosmética e saúde prometeu ser mais transparente nas suas campanhas e, consequentemente, restabelecer a confiança das consumidoras. Na prática, isto significa que as imagens que forem trabalhadas em pós produção estão identificadas com a frase《digitalmente alteradas》e as que não sofrerem qualquer intervenção,  com a expressão 《beleza inalterada》. Esta é uma medida que já está em vigor nas redes sociais e nas lojas do grupo.

《Porque não mudar nada pode mudar tudo》, é o mote desta iniciativa. Mas também é uma promessa da empresa para enfrentar 《o crescimento de imagens adulteradas que propõem ideais de beleza irreais, especialmente para as mais jovens》 , revelou Kevin Hourican, presidente da CVS Pharmacy à Reuters. O compromisso que esta gigante da beleza assume passa por 《não alterar digitalmente a forma, tamanho, proporção, cor da pele ou dos olhos, minimizar rugas ou mudar outras características pessoais dos modelos》 em todo o material desenvolvido para as lojas, promoção de produtos, sites, aplicações e redes sociais.

Apesar de apenas 70% dos estabelecimentos da marca nos Estados Unidos já terem estas etiquetas colocadas desde quinta-feira, 24 de janeiro, a CVS pretende que até 2020 todas as imagens das lojas, a nível nacional, sejam acompanhadas por esta nota.

A beleza real está em expansão

 

Em conjunto com a CVS Pharmacy, outras marcas de beleza trabalham para adquirir uma maior transparência. A Maybelline, Neutrogena e a Revlon são apenas alguns dos 13 exemplos que se uniram nesta iniciativa.

Também as celebridades e outras figuras que promovem os produtos destas marcas, como Kerry Washigton ou Cammie Scott, se comprometeram a publicar apenas fotografias sem qualquer alteração ou filtro nas redes sociais.

Veja na galeria, em baixo, algumas das imagens sem manipulação digital que a marca promove.