Como Tirar o Glitter do Rosto e Continuar a Brillhar na Vida

Pode aplicar o produto na face sem medo de ficar horas a desmaquilhar-se. Imagens: © D. R.

Carnaval é sinónimo de diversão e alegria. E quando estes conceitos são associados à maquilhagem surge natural e obrigatoriamente um produto: o glitter. Até porque, admitamos, nada grita mais «festa» que o brilho e a cor. Por isso, este torna-se incontornável em momentos de celebração. Quer em apontamentos nos olhos, lábios ou maçãs do rosto, ou numa face completamente coberta por glitter – um look inspirado no desfile de Giambattista Valli em março do ano passado -, o glitter surge para a fazer brilhar (ainda mais) na vida.

No entanto, a hora de desmaquilhar pode parecer uma ida ao inferno, com brilhantes que teimam em não sair do rosto. Para que não se arrependa de experimentar um look com glitter, apresentamos-lhe os seus novos melhores amigos, que estarão lá para si nos bons e maus momentos, mesmo na altura de retirar uma maquilhagem bem cintilante: um desmaquilhante em óleo ou um bálsamo.

Da teoria à prática

Como o glitter, na maioria dos casos, é prejudicial para o ambiente, por serem feitos de plásticos e de difícil decomposição, indo na maioria das vezes parar ao mar, onde acabam por ser comidos por peixes – salvo exceções, como o de marcas como a MAC, que são biodegradáveis – não deve retirar estes produtos da mesma forma que faria na sua rotina de beleza normal. Em vez de massajar o rosto e passar, de seguida, por água, opte por colocar o desmaquilhante num algodão e retirar a maquilhagem com movimentos circulares, não se esqueça de deixar o algodão no lixo e não na sanita. Se colocou o ambiente em primeiro lugar quando comprou o glitter, pode removê-lo com as próprias mãos, esfregando o rosto com um óleo ou um bálsamo e, posteriormente, passar uma toalha humedecida.

Antónia Rosa, a maquilhadora responsável pelos looks de beleza que vê desfilar na ModaLisboa, aconselha a utilizar um spray termal ou de flores no final do óleo, para acalmar a pele. Deve aplica-lo diretamente na pele e retirar o excesso com um lenço suave.

Veja na galeria, em baixo, algumas sugestões de óleos e bálsamos para limpar o glitter do rosto.